Publicidade Continue a leitura a seguir

Novo Toyota Mirai está irreconhecível. E isso é bom…

Publicidade Continue a leitura a seguir

O modelo estreia-se na edição deste ano do Salão Automóvel de Tóquio, com célula de combustível de segunda geração e uma imagem muito mais atrativa.

Automóvel tecnicamente muito evoluído, passo em frente no desenvolvimento formas de propulsão alternativas aos motores térmicos, ao Mirai talvez faltasse aquela imagem impactante, capaz de transformar cada viagem num exercício de afirmação estatutária. Ponto que a Toyota prontamente identificou e se prepara agora para emendar com o lançamento da nova geração do modelo. Totalmente redesenhado, o concept do novo Mirai surgirá no Salão de Tóquio de 2019, praticamente irreconhecível!

Com lançamento previsto para 2020, a segunda geração do modelo movido a hidrogénio foi pensada a partir de folha em branco com o principal objetivo de desmistificar a ideia de que tecnologias limpas e sustentáveis como é a tecnologia a pilha de combustível (FCEV) pode ser obstáculo à criação de automóveis que proporcionem uma superior sensação de estilo. A prová-lo está este novo conjunto de linhas fluidas, carroçaria de reduzida altura ao solo e avantajadas jantes de 20 polegadas. A cor exterior azul também foi especialmente desenvolvida para concept, com várias camadas para obter brilho e profundidade. No habitáculo, o destaque vai para o painel de bordo dominado pelo ecrã central de 12,3’’, que se combina com a configuração da instrumentação digital.

«O nosso objetivo de fabricar um automóvel que os clientes sintam sempre desejo em conduzir, um carro com um design emocional e atraente e o tipo de desempenho dinâmico e resposta que pode trazer um sorriso ao rosto do condutor. Quero que os clientes digam: Escolhi o Mirai não apenas porque é um carro a pilha de combustível, mas porque simplesmente queria este carro; por acaso é a pilha de combustível (FCEV). Continuaremos o nosso trabalho de desenvolvimento focado nesse sentimento, e esperamos que, com o novo Mirai, sejamos líderes em ajudar a realizar uma sociedade de energia a hidrogénio», explicou Yoshikazu Tanaka, engenheiro-chefe do projeto.

Cinco lugares em vez de quatro

O Mirai atual tem lotação limitada a quatro ocupantes, mas a plataforma e as dimensões superiores do novo carro (é 85 mm mais comprido e 70 mm mais largo), permitem que a configuração do habitáculo seja diferente, com espaço para transportar cinco pessoas.

Entre as credenciais, autonomia de condução de cerca de 500 km, com reabastecimentos que se completam em minutos e zero emissões. Para o modelo que tem lançamento agendado para o próximo ano, a Toyota anuncia um aumento de 30% no valor de autonomia elétrica, possível através do uso a bordo de tanques de hidrogénio maiores e da aplicação de uma célula de combustível de segunda geração, mais eficaz, mais compacta e menos dispendiosa.