Publicidade Continue a leitura a seguir

Novo Toyota Yaris Cross: Arrojo e eficiência híbrida no Yaris que vai a todo o lado

Publicidade Continue a leitura a seguir

Combinando os pontos fortes do futuro Yaris com os do RAV4, a Toyota prepara a sua entrada no segmento dos SUV de segmento B, o mais importante da Europa, com o novo Yaris Cross, um modelo que revela agressividade estética, versatilidade interior e elevada eficiência protagonizada pela motorização híbrida.

Proposta que combina minimalismo com robustez, o Yaris Cross não é meramente uma variante de suspensão elevada do utilitário nipónico, sendo antes um modelo pensado especificamente para o mercado europeu, tendo por base a plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture) na vertente GA-B, para os modelos mais compactos. Esta permite elevada rigidez estrutural e um baixo centro de gravidade para aquilo que a marca determina de sensação “confiante e natural” de condução.

O visual é garantidamente um dos pontos de destaque deste Yaris Cross, com cavas das rodas musculadas, maior distância ao solo (30 mm) e jantes de 18 polegadas para uma pose mais atlética. Além disso, para garantir uma verdadeira noção SUV, o Yaris Cross conta com uma posição de condução mais elevada, para uma visibilidade melhorada da estrada e de todos os obstáculos por diante.

Em termos de motorização, a Toyota irá confiar, sobretudo, no sistema híbrido de quarta geração, o mesmo do novo Yaris. Consiste num motor 1.5 de três cilindros de ciclo Atkinson, com a particularidade de ter uma eficiência térmica de 40%, a que se associa um motor elétrico de 59 kW e uma bateria de iões de lítio para uma potência combinada de 116 CV (85 kW).

Além da versão de tração dianteira, o Yaris Cross Hybrid poderá contar ainda com uma variante de tração integral inteligente. As emissões destes modelos cifram-se abaixo dos 90 g/km de CO2 para o modelo de tração dianteira e abaixo dos 100 g/km de CO2 para o de tração integral (AWD), em ambos os casos no ciclo NEDC. No ciclo WLTP, os dados estão previstos para se situarem abaixo dos 120 g/km e dos 135 g/km, respetivamente, faltando ainda a homologação final.

A marca garante que as dimensões compactas serão ainda assim amigas da versatilidade e da arrumação interior, numa combinação de funcionalidade familiar com as reais capacidades de um SUV. O Yaris Cross tem a mesma distância entre eixos do modelo de cinco portas (2560 mm), mas é 240 mm mais comprido, ganhando 60 mm na frente e 180 mm na traseira, o que lhe permite assim garantir um pouco mais de espaço a bordo, sobretudo na bagageira. A altura ao solo é 30 mm maior em relação ao Yaris compacto, sendo ainda mais alto (90 mm) e mais largo (20 mm).

De acordo com a marca, a nova plataforma garante uma combinação de estabilidade, agilidade, conforto e baixo rolamento de carroçaria. No interior, destaque para o grande ecrã central e para os elementos de qualidade que prometem ser em grande número.

O portão da bagageira pode ter abertura elétrica, dispondo ainda de piso da bagageira ajustável com diferentes alturas e também cintas para segurar os objetos soltos que possam aí ser armazenados.

a carregar vídeo

Desenvolvido e produzido na Europa, o novo Yaris Cross será produzido em França, na fábrica de Valenciennes, juntamente com o novo Yaris, prevendo um volume de vendas anuais em redor das 150 mil unidades a partir de 2021 – aquele que será o seu primeiro ano completo de vendas. Em conjunto os outros dois Yaris, o de base e o desportivo GR, a gama deverá representar um terço das vendas da Toyota na Europa.