A Volvo confirmou que o novo EX30 será produzido também na Europa, como forma de incrementar a capacidade de produção deste novo SUV elétrico a lançar nos primeiros meses de 2024. A fábrica de Ghent, na Bélgica, foi a escolhida para a produção do EX30 em solo europeu.
Não tendo ainda chegado ao mercado, o novo EX30 tem vindo a granjear um grande interesse, levando a marca sueca a ampliar a sua capacidade de produção para antecipar uma procura que se prevê elevada, de acordo com a Volvo.
Assim, a partir de 2025, o mais recente modelo 100% elétrico da marca sueca será também produzido na fábrica de Ghent, na Bélgica, onde tem vindo a ser realizado um forte investimento nos últimos anos para incluir também modelos elétricos nas linhas de montagem.
A produção do Volvo EX30 iniciou-se recentemente em Zhangjiakou, na China, e os primeiros automóveis deverão chegar aos clientes já no início de 2024. A decisão de passar também a produzir na fábrica belga de Ghent pretende não só dar resposta à elevada procura que o modelo revela na Europa, mas também suportar a exportação global, refletindo a ambição da Volvo de construir, tanto quanto possível, os seus automóveis onde os vende.
Esta abordagem já foi utilizada pela marca noutros modelos de maior sucesso como o Volvo XC60 e o XC40, que são produzidos tanto na Europa como na China.
“A nossa ambição é vender o EX30 em todo o mundo a um preço atrativo, facilitando a transição para a condução de um automóvel elétrico Volvo a um maior número de pessoas e contribuindo simultaneamente para as margens de lucro da empresa. Acrescentar a produção do modelo em Ghent é um passo lógico, uma vez que pretendemos responder à forte procura que o nosso entusiasmante pequeno SUV elétrico tem revelado em todo o mundo”, referiu Jim Rowan, CEO da Volvo Cars, sobre este desenvolvimento recente relativo ao EX30.
Recorde-se que a Volvo tem em curso um plano de eletrificação ambicioso que passa por comercializar unicamente automóveis elétricos em 2030. Neste contexto, o EX30, enquanto modelo compacto 100% elétrico, reveste-se de grande importância para concretizar os planos da marca, apelando a novos clientes.
Ao juntar-se aos modelos XC40 e C40 na linha de produção de Ghent, o EX30 é o terceiro modelo Volvo 100% elétrico a ser produzido na Europa.
O anúncio foi feito no mesmo dia em que a Volvo Cars apresentou resultados financeiros muito positivos no terceiro trimestre de 2023, destacando-se, em relação ao período homólogo de 2022, um aumento de receitas de 16% atingindo 92 mil milhões de coroas suecas (aproximadamente 7.80 mil milhões de euros) e um aumento no lucro de 74%, cifrando-se nos 6.1 mil milhões de coroas suecas (aproximadamente 520 milhões de euros).