Publicidade Continue a leitura a seguir

Novos BMW M3 e M4 Coupe: Desportivos de topo com imagem forte

Publicidade Continue a leitura a seguir

Passados 35 anos desde o lançamento do primeiro M3, a BMW continua a aperfeiçoar a sua receita para os automóveis desportivos, agora divididos entre modelos berlina de quatro portas e coupé de duas portas.

As novas gerações dos desportivos M3 e M4 não dispensam a irreverente grelha dianteira em ‘rim’ de grandes dimensões, mas o grande destaque vai para o capítulo técnico graças ao motor de seis cilindros em linha biturbo de 3.0 litros com 480 CV de potência e 550 Nm de binário na versão base, embora exista ainda uma variante mais potente, a Competition, também disponível nas duas carroçarias.

O ‘coração’ dos quatro modelos de sigla ‘M’ agora apresentados é o bloco de seis cilindros em linha com tecnologia M TwinPower Turbo, com os puristas da marca a ficarem certamente agradados com a possibilidade de contar com os 480 CV entregues ao eixo traseiro e com caixa manual de seis velocidades, que começa a ser uma raridade num modelo com esta potência. Esta caixa manual conta com sistema Gear Shift Assistant, que utiliza um controlo de velocidade de engrenagem para assegurar um funcionamento sem patinamento nas reduções sob travagem forte.

Os BMW M3 Sedan e M4 Coupé aceleram dos zero aos 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a barreira dos 200 km/h é superada em 13,7 segundos.

Já os M3 Competition e M4 Competition surgem com 510 CV de potência e 650 Nm de binário a par de algumas alterações no chassis para uma condução mais desportiva e prestações mais exclusivas. Estas duas versões aceleram dos zero aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos e atingem os 200 km/h em 12,5 segundos.

Ao contrário dos modelos de base, estas versões Competition estão associadas à caixa automática M Steptronic de oito velocidades com Drivelogic. Esta caixa também tem modo manual (com patilhas no volante ou pela alavanca da caixa), podendo ajustar os padrões de passagem de velocidade a partir do botão Drivelogic, com três modos distintos de funcionamento.

Pela primeira vez num M3 e M4 (apenas no verão de 2021), os clientes poderão tirar partido da tração integral M xDrive afinada para estes modelos, em alternativa à tração traseira. Apesar da tração integral, há uma preponderância do eixo traseiro, associando-se ao diferencial ativo traseiro (Active M Differential). O condutor pode utilizar o menu de Definições para escolher entre os modos 4WD e 4WD Sport, este último com maior entrega da potência às rodas traseiras. Desligando o controlo de estabilidade (DSC), os M3 e M4 ficam em modo 2WD.

O sistema de escape específico, com válvulas de ‘borboleta’ de acionamento elétrico, proporciona uma sonoridade mais agressiva.

A marca garante que muito do desenvolvimento destes dois modelos beneficia da aprendizagem feita na evolução da versão de competição, a M4 GT3, partilhando ambas alguns dos seus elementos técnicos.

Arrefecimento à medida

Os novos M contam com um sistema de refrigeração específico concebido para garantir que as temperaturas de funcionamento são mantidas num patamar ideal, seja em condução diária, seja em utilização mais exigente em pista. Um módulo central de refrigeração é acompanhado por dois radiadores situados nas cavas das rodas para garantir isso mesmo, havendo ainda nos modelos Competition dois elementos adicionais: um módulo de arrefecimento adicional para o óleo do motor e outro para o óleo da transmissão.

A experiência obtida na competição também está patente no sistema de óleo do motor. O cárter tem duas câmaras separadas e um canal de sucção integrado. Uma fase de sucção adicional permite que a bomba de óleo, controlada eletronicamente, extraia o lubrificante da câmara mais pequena, que entra em ‘cena’ quando é necessária uma capacidade suplementar. Isso garante que o fornecimento de óleo nunca é interrompido, mesmo sob efeito de forças laterais de grande intensidade.

Chassis de elevada rigidez

Beneficiando da competência de competição, a BMW tornou estes modelos mais ágeis e precisos de conduzir graças ao incremento da rigidez de carroçaria. Um conjunto de reforços estruturais foi posicionado sob o compartimento do motor, havendo ainda um subquadro no eixo dianteiro com painel em alumínio e um subquadro no eixo traseiro com ligação rígida ao chassis. O objetivo destes reforços foi tornar os M3 e M4 mais precisos e controláveis, mesmo em situações limite.

a carregar vídeo

A suspensão adaptativa M com controlo eletrónico dos amortecedores e elementos específicos para controlar as cargas laterais foram adicionados com o objetivo de fazer os desportivos mais reativos e competentes. A direção M Servotronic é variável, ao passo que o sistema e travagem também foi reforçado (dispondo de dois modos de resposta no pedal consoante o acerto escolhido pelo condutor).

Entre os modos de condução, destaque para a inclusão do M Dynamic Mode, que permite uma condução particularmente mais exigente com ajuste dos assistentes eletrónicos de condução.

Ao nível das jantes, os M3 e M4 contam com jantes M de baixo peso de 18 polegadas na dianteira e de 19 polegadas na traseira, com medidas de 275/40 ZR18 e 285/35 ZR19, respetivamente. No exterior, muitos dos elementos utilizados foram pensados de forma a terem um efeito aerodinâmico e de baixo peso. Por exemplo, o tejadilho em ambos os carros é feito de CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono), otimizado aerodinamicamente. No exterior, nota ainda para os faróis com tecnologia Full LED de série, que podem ser adaptativos com tecnologia BMW Laserlight disponível como opção.

Interior: Luxo e desportividade unidas

Por dentro, os modelos partilham uma configuração ergonómica, mas com diversos elementos desportivos que asseguram uma experiência mais exclusiva. Há bancos desportivos de nova conceção, com ajuste elétrico, revestimento em pele ‘Merino’ e ventilação. Opcionalmente, o cliente pode optar por bancos tipo ‘bacquet’ em carbono, mais leves e envolventes e com encosto de cabeça integrado, mas amovível para os ‘trackdays’. Além disso, podem ainda ser configurados para utilizarem cintos de múltiplos pontos.

Os novos M oferecem ainda novos modos de visualização das informações e do sistema de infoentretenimento, destacando-se o sistema opcional nos M3 e M4 Coupé (de série nas respetivas versões Competition) denominado M Drive Professional e concebido para utilização em circuito. Inclui o novo Controlo de Tração M, que permite ajuste do controlo de estabilidade (em dez estágios) de acordo com as preferências do condutor. Outras funções deste M Drive Professional é o analisador de drift, que grava e avalia os dados das manobras em curvas, e o cronómetro.

Diversas funcionalidades podem ser acedidas a partir do botão de ‘Setup’ na consola central, como as referentes ao motor, chassis, direção e sistema de travagem, além da tração integral, quando instalada. O painel de controlo na consola central também conta com um botão direto M Mode para alterar as características do carro de forma direta, como as dos assistentes de condução e modos de visualização da instrumentação e head-up display. O condutor pode escolher entre os modos ‘Road’, ‘Sport’ e ‘Track’.

O lançamento destes novos modelos germânicos terá lugar em março de 2021.