A Opel já abriu as encomendas para a fórmula mais desportiva GSe dos seus modelos eletrificados Astra e Grandland, com chegada prevista ao mercado na primeira metade do ano. Os clientes podem agora encomendar o novo Astra GSe a partir de 51.090 euros e o novo Grandland GSe a partir de 60.932 euros.

Posicionados em posição de topo nas respetivas gamas, os Astra GSe e Grandland GSe foram desenvolvidos com o objetivo de oferecerem um desempenho mais emocionante, bem como um chassis mais preciso, além de um design repleto de detalhes específicos. O Astra GSe e o Grandland GSe são propostos de série com jantes de liga leve exclusivas de 18 e 19 polegadas, respetivamente, recebendo ainda para-choques dianteiros e difusores traseiros GSe. No interior, os bancos desportivos em Alcantara e com certificação AGR foram reservados especificamente para os modelos GSe.

O portefólio de sistemas de assistência de última geração é bastante amplo, estando equipado de série com o sistema Intelli-Drive 1.0 com alerta de colisão frontal e travagem de emergência ativa, deteção de peões e de sonolência, aviso de saída da faixa de rodagem e assistente de sinais de trânsito, alertas de tráfego transversal e de ângulo morto lateral e ainda o assistente automático de velocidade com função de paragem. O sistema de infoentretenimento (com navegação e aplicações integradas) é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, tendo por base um ecrã tátil de 10” ao centro (igual medida do ecrã do painel de instrumentos) no caso do Astra GSe e de 12” no Grandland GSe (igual media do painel de instrumentos).

“O nome ‘Grand Sport Electric’ traz consigo uma promessa: os nossos novos modelos topo de gama irão eletrificar os clientes. Equipados com tecnologias de ponta, oferecem uma condução particularmente dinâmica, combinada com um grande sentido de responsabilidade. Isto é assegurado pelos potentes propulsores híbridos ‘plug-in’ sem emissões locais. Com estes modelos, estamos consistentemente a prosseguir com a nossa estratégia de nos tornarmos uma marca totalmente elétrica na Europa até 2028, bem como uma que continua a escrever a história com veículos emocionais”, refere o CEO da Opel, Florian Huettl, relativamente a estes dois novos modelos.

Diferenças desportivas

Com uma potência total de 225 CV – o motor 1.6 litros de quatro cilindros fornece 180 CV e o motor elétrico contribui com até 81 kW/110 CV – e um binário máximo de 360 Nm, o novo Astra GSe de cinco portas acelera dos zero aos 100 km/h em 7,5 segundos, para uma velocidade máxima de 235 km/h (135 km/h no modo elétrico). O consumo de combustível de acordo com o ciclo combinado WLTP é de 1,1-1,2 l/100 km, com emissões de CO2 25-26 g/km. Com uma bateria de iões de lítio de 12.4 kWh, o Astra GSe pode percorrer até 64 quilómetros sem emissões locais de acordo com o WLTP, mas pode mesmo alcançar um valor entre os 69 e os 73 quilómetros em ciclo urbano.

Tecnicamente, os GSe apresentam algumas diferenças: comparativamente ao Astra de base, a versão GSe foi concebida para ser ainda mais ágil e precisa, merecendo um rebaixamento de 10 milímetros na suspensão, ao passo que a direção, suspensão e travões respondem de uma forma mais direta a qualquer comando do condutor. Os modelos integram ainda a tecnologia Koni FSD (Frequency Selective Damping), que permite diferentes características de amortecimento, dependendo da situação.

No caso do Grandland GSe, há também uma subida de patamar na potência. Unindo o motor de 1.6 litros a gasolina com 200 CV a dois motores elétricos (um no eixo da frente com 81 kW/110 CV e outro no eixo traseiro com 83 kW/113 CV) obtém-se uma potência combinada de 300 CV, além de tração integral. Acelera dos zero aos 100 km/h em 6,1 segundos e atinge os 235 km/h de velocidade de ponta (135 km/h em modo elétrico). O consumo de combustível é de 1,2 l/100 km, para emissões de CO2 de 27-28 g/km.

Com bateria de iões de lítio de 14.6 kWh, o Grandland GSe percorre até 63 quilómetros sem emissões locais de acordo com o ciclo combinado WLTP, podendo chegar aos 80-81 quilómetros em ciclo exclusivamente urbano.

Estes serão os dois primeiros Opel com a sigla GSe a chegarem ao mercado em 2023, esperando-se a adição da carroçaria Sport Tourer no Astra numa fase posterior.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.