Opel e a “fórmula Tavares”

05/06/2018

Ao aproximar-se o primeiro aniversário da compra da Opel pela PSA, percebe-se como Carlos Tavares está a aplicar a sua fórmula, para salvar a marca alemã.

Em 2012, o grupo PSA estava à beira do colapso, ao ponto de a família Peugeot ter que vender cerca de metade das suas ações da empresa. Cinco anos depois, em 2017, a PSA fechou o ano com o recorde de lucros de toda a sua história. Como foi isto possível? A resposta passa pela liderança de Carlos Tavares e pelas medidas que aplicou à empresa, que hoje se situa confortavelmente logo a seguir às marcas premium e à Toyota, no índice de lucro por cada carro vendido.

Agora que se aproxima o primeiro aniversário da compra da Opel Pela PSA, em Agosto, torna-se claro que a “fórmula Tavares” que salvou a PSA está igualmente a ser aplicada à Opel, uma marca que acumulou consecutivos prejuízos nas últimas décadas, até a GM desistir.

Alguns dos exemplos mais recentes de “operações de salvamento” de marcas de automóveis passaram por grandes injeções de capital e investimentos em gamas de modelos e de motores completamente novas. Foi o caso da Jaguar Land Rover e da Volvo, que encontraram esses recursos num grupo indiano, no primeiro caso e num grupo chinês, no segundo.

Conheça os planos de Carlos Tavares para a Opel

Mas o saneamento da PSA não foi feito a partir de fora, foi feito a partir de dentro e o mesmo plano está a ser implementado na Opel. A ideia base é racionalizar, cortar em todos os custos que não são essenciais. Por exemplo, reduzir o número de opções de cada modelo e concentrar os esforços nas que mais se vendem. Ao mesmo tempo, aumentar as sinergias, que neste caso já começamos a assistir com o CrosslandX e o GrandlandX a usarem plataformas da PSA. O mesmo vai acontecer com o novo Corsa, que utilizará a plataforma do 208 e com o futuro Astra, que passará a ser feito sobre a plataforma do 308. Em terceiro lugar, a “fórmula Tavares” passa pela valorização dos seus modelos, promovendo as versões mais equipadas, que trazem mais lucro e travando fortemente as políticas de descontos. Se isso resultou na Peugeot e na Citroën, não há razão para não resultar na Opel, é a convicção da PSA.

Novo Opel Corsa GSI

Na parte industrial, Tavares não assenta a sua estratégia nos despedimentos em massa. Claro que são feitos alguns e também reformas antecipadas, mas a rentabilização é o principal objectivo: cada carro deve ser feito pelo menor número possível de operários. Outra das práticas que Carlos Tavares tem aplicado nas fábricas da PSA, é colocá-las em competição directa umas com as outras, pela disputa do privilégio de poderem produzir um dado modelo. Qual a fábrica que apresenta um conjunto de propostas capazes de garantir a produção com maior eficiência? É esta pergunta que Tavares faz às fábricas da PSA e que gera uma competição interna com resultados positivos na rentabilidade.

Nos cinco primeiros meses, após a aquisição da Opel, a PSA conseguiu cortar 17% nos custos de operação, mas isso foi só o início. A implementação de todas estas medidas será fundamental para que a PSA consiga atingir os seus objetivos de colocar a Opel nos lucros já em 2020, triplicando depois a margem nos seis anos seguintes, para se aproximar dos padrões do resto das marcas do grupo. Se assim for, a “fórmula Tavares” voltará a provar a sua eficácia.

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