A Mercedes-AMG surpreendeu com aquele que é o seu modelo de produção em série mais extremo de sempre, o AMG GT Black Series, que faz uso do V8 mais potente alguma vez utilizado pela marca num automóvel de estrada. A acompanhar essa motorização fora de série está um visual aprimorado repleto de apetrechos para fins aerodinâmicos inspirados no mundo da competição.
Para demonstrar como o Black Series se assume facilmente como o AMG mais extremo da marca até à data – enquanto não chega o híbrido Project One –, recordamos alguns dos números-chave que contam uma história de potência e exclusividade de um desportivo que parece ter fugido dos circuitos.
730 (CV): A potência do AMG GT Black Series, extraída a partir de um motor V8 bi-turbo extensamente revisto pelos engenheiros da AMG. Entre as novidades mais relevantes, a opção por cambota plana, prática tecnológica muito utilizada nos superdesportivos.
800 (Nm): O valor do binário obrigou os engenheiros da Mercedes-AMG a alterarem o funcionamento da caixa de dupla embraiagem AMG Speedshift DCT 7G para assim conseguir lidar melhor com o ímpeto do motor V8 de 4.0 litros.
400 (kg): O resultado de todos os trabalhos na vertente aerodinâmica é uma carga ajustada superior a 400 kg a uma velocidade de 250 km/h. A aerodinâmica ativa, o grande spoiler traseiro, junto com o difusor e o fundo quase totalmente carenado explicam essa capacidade.
3,2 (segundos): O tempo que o Black Series precisa para cumprir a aceleração dos zero aos 100 km/h, enquanto a fasquia dos 200 km/h é quebrada em menos de nove segundos. A velocidade máxima é de 325 km/h.
12,8 (l/100 km): O consumo médio anunciado para este superdesportivo é de 12,8 l/100 km, a que corresponde ainda um valor de emissões de CO2 de 292 g/km.
2: Os compostos de pneus que Michelin desenvolveu para o GT Black Series, um mais macio para utilização quotidiana que surge de série e outro mais duro para utilização em pista e capaz de aguentar com temperaturas mais elevadas. As jantes são de 19 polegadas à frente e de 20 polegadas atrás.
9: Os níveis de ajuste do controlo de tração (através de botão na consola central). Dependendo do acerto, o sistema permite maior ou menor escorregamento das rodas traseiras. O Nível 1 está programado para maior controlo, enquanto o Nível 9 permite máximo deslizamento do eixo traseiro.