Com números invejáveis na tabela de vendas do mercado nacional e com a versão com 225 cv (aqui) disponível no mercado nacional desde o final do ano passado, a Peugeot acaba de lançar uma mais acessível – e apetecível – variante Plug-In Hybrid com 180 cv, que, tudo indica, será a mais procurada de toda a gama deste SUV-Coupé.
E o Douro ali ao lado
A apresentação nacional teve a Região Demarcada do Douro como palco dos acontecimentos, onde os jornalistas puderam provar o mundialmente afamado Vinho do Porto, uma “doce” premissa para as expetativas que a marca francesa tem para este 408 PHEV de 180 cv. Segundo os responsáveis da Stellantis esta versão deverá assegurar 65% das vendas do modelo no mercado nacional.
Esta nova versão híbrida com bateria recarregável distingue-se pela sua linha motriz que concilia um motor a gasolina PureTech de 1,6 litros com 150 cv (110 kW) com um motor elétrico que debita uma potência de 81 kW e uma caixa automática e-EAT8 de oito velocidades.
Esta mais recente motorização híbrida com bateria de iões de lítio de 12,4 KWh recarregável externamente disponibiliza uma potência combinada de 180 cv e um binário total de 360 Nm. Os tradicionais 0-100 km/h, de acordo com os valores oficiais, fazem-se em 8,4 segundos (face aos 7,9 segundos da versão de 225 cv) e alcança uma velocidade máxima de 225 km/h (contra os 233 km/h da versão mais potente). Já os consumos de combustível são de 1,0 a 1,3 litros contra 1,2 a 1,3 litros. As emissões de gases poluentes ficam entre os 24 e os 30 g/km.
A autonomia elétrica em ciclo (WLTP) é idêntica: 62 a 64 quilómetros. Para recuperar a capacidade da bateria existe um carregador embarcado que, de série, tem uma potência de 3,7 kW, estando disponível, em opção, com 7,4 kW.
Dependendo do tipo de carregador utilizado, a bateria pode recuperar a sua capacidade em 7h05, numa tomada doméstica de 220V (2,3 kW); em 3h25 se for numa wallbox de 3,7 kW ou ainda 1h20 numa de 7,4 kW.
Suave e silencioso
O Motor 24 teve oportunidade de conduzir a versão 408 GT PHEV 180 numa das mais belas estradas do país (N222), entre Peso da Régua e Pinhão e comprovou não apenas a qualidade de vida a bordo, como a competência dos 180 cv de potência: sempre desenvolto em estrada, silencioso e com uma direção competente. Talvez apenas com um sistema de apoio à condução demasiado sensível e atenta a eventuais distrações do condutor que ao mínimo desvio na rota logo trata de devolver o veículo para o centro da faixa. Pode ser desligado, sim, mas também podia relaxar um pouco. Um detalhe que, obviamente, não belisca minimamente um PHEV sempre suave e energético que conquistará quem nele se sente para conduzir.
São três os níveis de equipamento: Allure, Allure Pack e GT – o mais desejável. Todas as versões contam com ar condicionado bi-zona, navegação conectada com ecrã tátil de 10”, Peugeot i-Cockpit com painel de instrumentos digital de 10” personalizável, Pack Safety Plus e Drive Assist (Active Safety Brake controlado por câmara e radar, Cruise control Adaptativo com função Stop & Go).
Preço de combate
O Peugeot 408 Plug-In Hybrid 180 tem uma política de preços bastante competitiva. A proposta base tem um preço de 41.150 euros (Allure). Segue-se o ível Allure Pack, disponível a partir de 46.400 euros e o GT, que já obriga a um investimento maior: 49.200 euros. Existe ainda um financiamento pensado para os clientes particulares, um designado “Easy Credit”, cujo contrato tem a duração de 48 meses e um limite de 60.000 quilómetros e que obriga a uma entrada inicial de 4750 euros e a uma renda mensal de 540 euros.