Com a chegada de condições climatéricas mais adversas ao trânsito automóvel, devido ao frio, chuva, vento, à formação de gelo ou mesmo à queda de neve, as estradas ficam sempre muito menos seguras. Nalgumas regiões do nosso país, recomendam-se mesmo a utilização dos chamados pneus de inverno. Este tipo de equipamento, constituído por uma mistura especial de borracha com sílica que se adapta melhor às temperaturas negativas, mais comum em países do Norte ou Leste europeu, com estações frias mais rigorosas, apresenta aderência superior em condições precárias (água, neve ou gelo sobre o asfalto), otimizando a motricidade graças à profundidade da escultura, quando comparado com o rasto do pneus ditos de verão. Depois, também devido à sua construção específica este tipo de pneus tem capacidade acrescida para evacuar a água entre o pneu e o piso, diminuindo muito o risco de acquaplaning.

Conclusão: os pneus de inverno não se justificam só em países onde neva muito. Os especialistas indicam que são a escolha certa para temperaturas inferiores a sete graus.

O melhor de dois mundos

No catálogo da generalidade dos fabricantes de pneus existe uma variedade de opções All Season, ou todas as estações se preferir. São pneumáticos desenvolvidos para garantir bom desempenho durante todo o ano, para uma grande variedade de superfícies e condições climáticas. Sempre que exista a possibilidade de conduzir na neve, certifique-se que a escolhe um pneu que traz no flanco a inscrição M+S (Mud e Snow), que significa que este é um equipamento que está adaptado à condução na lama e na neve. As suas vantagens em temperaturas baixas e aderência precária são reais, mas se pensa aventurar-se na estrada em condições climatéricas mesmo muito adversas, a utilização de pneus específicos para o inverno não deve ser equacionada, mesmo que implique esforço financeiro acrescido de ter quatro pneus para as estações frias e outros tantos para o resto do ano.

Correntes de neve

Nas zonas em que é obrigatória a circulação com correntes de neve, os pneus de inverno dispensam a utilização deste equipamento. Aliás, a utilização de correntes não é aconselhável com este tipo de pneumáticos, podendo mesmo acelerar o seu desgaste. Os chamado pneus ALL Season, desde que certificados com as siglas M+S, também substituem as correntes de neve.