Pode um Fiesta ST bater os Mustang e os GT da Ford?

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

Oito desportivos da Ford levados ao limite por oito pilotos profissionais. Eis um espetáculo que a Ford Performance levou a cabo no circuito de Motorland, perto de Barcelona, em Espanha, com oito dos seus modelos globais testados e maltratados pelos pilotos do Ford Chip Ganassi Racing Team.

No circuito espanhol juntaram-se um Ford F-150 Raptor, dois Fiesta ST (antigo e novo), um Focus RS, o novo Mustang GT e o Mustang GT350R e ambas as versões – de estrada e de competição – do Ford GT, para um confronto épico de uma volta em redor dos 5,345 km do circuito.

A sequência foi filmada em parceria com a Castrol Edge durante uma apertada janela apertada de quatro horas, durante a qual todos os oito pilotos da Ford Chip Ganassi Racing Team fizeram um intervalo de tempo para as filmagens que decorrerem em paralelo aos testes de pneus de pré-época com o Ford GT de competição.

Andy Priaulx, Harry Tincknell, Olivier Pla e Stefan Mücke do Campeonato do Mundo de Resistência (WEC – World Endurance Championship), mais Dirk Müller, Joey Hand, Richard Westbrook e Ryan Briscoe, do Campeonato IMSA WeatherTech SportsCar, assumiram, cada um deles, o volante de um modelo da Ford Performance, saindo para a pista em intervalos de tempo para culminarem numa acirrada batalha a oito nas curvas e recta final do circuito catalão.

Esta corrida contra o cronómetro foi a primeira – e, provavelmente, única – hipótese de saber se um Fiesta ST poderia bater-se com um Ford GT de corridas, vencedor de Le Mans.

Para Stefan Mücke, um dos pilotos, “conduzir o novo Mustang GT de estrada numa pista de corridas foi muito divertido”, acrescentando que “foi, também, precisa mesmo muita coragem para o fazer com um grupo de pilotos muito competitivos! Foi muito cerrado nas curvas finais já que todos queríamos ser os primeiros. Foi muito divertido e uma volta incrível!”

a carregar vídeo

O confronto foi filmado com recurso a três equipas de filmagens, um drone e 16 câmaras GoPro. A acção em cima do acontecimento foi captada usando um Ford Fiesta ST alvo de uma transformação especial para acomodar a tecnologia de filmagem em estrada, numa resolução 4K de ultra alta definição.

Quase todos eles – exceto dois – contavam com motores EcoBoost da Ford, desde o pequeno bloco de três cilindros e 1.5 litros EcoBoost do novo Fiesta ST ao 3.5 litros EcoBoost de duplo turbo presente no Raptor F-150, no Ford GT de estrada e no Ford GT de competição. Já o Mustang GT350R contava com um inconfundível V8 de 526 CV e o novo Mustang GT recorria ao icónico V8 de 5.0 litros.

Carros & Pilotos

Piloto Modelo Motor Potência Vel. máxima 0 a 100 km/h
Ryan Briscoe F-150 Raptor V6 3.5 EcoBoost 450 cv (especificação EUA) N/A N/A
Dirk Müller Fiesta ST 1.6 EcoBoost 182 cv 223 km/h 6.9 seg
Harry Tincknell Novo Fiesta ST 1.5 EcoBoost 200 cv N/A 6.7 seg (antecipado)
Richard Westbrook Focus RS 2.3 EcoBoost 350 cv 268 km/h 4.7 seg
Stefan Mücke Novo Mustang GT V8 5.0 450 cv (antecipados) N/A N/A
Joey Hand Mustang GT350R V8 5.2 526 cv (especificação EUA) N/A N/A
Olivier Pla Ford GT
(de estrada)
V6 3.5 EcoBoost 655 cv 347 km/h <3 seg
Andy Priaulx Ford GT
(de corrida)
V6 3.5 EcoBoost N/A N/A N/A

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.