A Polestar apresentou o seu mais recente modelo, o Polestar 3, entrando agora em definitivo no segmento dos SUV desportivos 100% elétricos, combinando o seu estilo tipicamente robusto com a mobilidade elétrica. Com chegada prevista ao mercado europeu no último trimestre do próximo ano, o Polestar 3 terá preços a partir dos 94.000€.

O plano de expansão da Polestar prossegue a bom ritmo e depois do lançamento do 2, a marca apresentou agora o SUV elétrico 3, que chegará numa configuração de motor duplo. A versão base (standard) apresenta-se com 360 kW/490 CV de potências e 840 Nm de binário. Com o Pack Performance opcional é possível um acréscimo em ambos atingindo até 380 kW/517 CV e 910 Nm.

Para maior eficiência, possui ainda uma função de desativação para o motor elétrico traseiro, permitindo que o automóvel seja capaz de funcionar somente com o motor elétrico dianteiro economizando assim energia em determinadas circunstâncias.

Para o chassis, conta com controlo avançado permitido pela suspensão de dupla câmara, caraterística de série, que permite que o Polestar 3 alterne entre o conforto e a dinâmica de uma suspensão firme, ajustando os amortecedores para se adaptarem às condições da estrada uma vez a cada dois milissegundos (500 Hz).

Equipado com uma bateria de 111 kWh, o Polestar 3 é capaz de percorrer até 610 quilómetros em ciclo WLTP (dados preliminares). A bateria de iões de lítio apresenta uma célula de design prismático incluído num compartimento de proteção de alumínio com reforço em aço boro e arrefecimento líquido. O Polestar 3 vem também equipado de série com uma bomba de aquecimento, ajudando o automóvel a pré-condicionar a climatização e a bateria. O Polestar 3 tem ainda a capacidade de carregamento bidirecional, tendo potencial para, por exemplo, fornecer energia para a rede.

Tecnologia no topo das prioridades

Trabalhado exaustivamente em termos aerodinâmicos para fomentar a sua eficiência, mantendo o estilo admirável, este novo SUV da marca sueca inclui uma asa dianteira integrada no capot, outra integrada no spoiler traseiro e lâminas aerodinâmicas traseiras.

Por outro lado, em linha com a sua premissa de sustentabilidade, os materiais utilizados no interior do Polestar 3 foram selecionados pelas suas características sustentáveis, elevando a estética e o tato premium. Nele se incluem os materiais biológicos da MicroTech, com couro animal certificado e estofos em lã totalmente rastreáveis. A marca promte ainda um relatório sobre o ciclo de vida deste modelo (LCA Report) que estará completo uma vez iniciada a sua produção.

O Polestar 3 é o primeiro automóvel da Polestar a incluir processamento central NVIDIA DRIVE, com software da Volvo Cars. Atuando como o cérebro da inteligência artificial, esta plataforma de elevada performance será capaz de processar os dados obtidos através dos múltiplos sensores e das câmaras do automóvel permitindo a atuação dos avançados sistemas de segurança de assistência ao condutor e de monitorização do mesmo.

O sistema de infoentretenimento está disponível a partir da nova geração de tecnologia Snapdragon Cockpit Platform da Qualcomm Technologies, Inc. Como componente central do Chassis Digital da Snapdragon – um conjunto abrangente de plataformas automóveis ligadas em ‘nuvem’ –, a marca promete capacidades de elevada performance com ecrãs de alta-definição, sistema de som surround e conectividade integrada.

Seguindo os passos da Volvo, também o Polestar 3 virá equipado com toda a nova tecnologia de segurança ativa e passiva da mesma como parte do seu ADN, incluindo um sistema de radar interior capaz de detetar movimentos à escala submilimétrica, protegendo assim as crianças e os animais que tenham sido deixados acidentalmente no automóvel. Este novo sistema está ligado ao sistema de climatização do veículo para evitar sobreaquecimento ou hipotermia.

O Polestar 3 reúne colaborações adicionais com parceiros líderes em tecnologia de segurança como a Zenseact, a Luminar e a Smart Eye, que fazem com que a tecnologia ADAS (Advanced Driver Assistance System) seja perfeitamente integrada no processamento central do veículo.

O Polestar 3 inclui de série, um módulo de cinco radares, cinco câmaras externas e doze sensores ultrassónicos que ajudam a suportar várias das suas caraterísticas de segurança avançada. A SmartZone situada na zona inferior da asa dianteira, incorpora vários dos sensores dianteiros, um módulo de radar aquecido e uma câmara, que agora se assume como assinatura de design da Polestar.

No interior, duas câmaras para monitorizar o condutor fazem a estreia da tecnologia de rastreio ocular da Smart Eye num modelo Polestar, para proporcionar uma condução mais segura. Estas câmaras são capazes de monitorizar os olhos do condutor e podem enviar mensagens de aviso, sons ou ativar mesmo uma função de paragem de emergência ao detetar a presença de um condutor distraído ou sonolento.

O Android Automotive OS, desenvolvido em parceria com a Google, surge novamente no sistema operativo do automóvel através de um ecrã central de 14.5 polegadas. Já evoluído face à tecnologia inicialmente introduzida no Polestar 2, dispõe de atualizações remotas (‘over-the-air’) para melhorias de software contínuas com a introdução de novas caraterísticas sem a necessidade de se deslocar a um ponto de serviço.

Equipamento extenso

À semelhança do Polestar 2, a lista de equipamentos de série também é extensa no Polestar 3, com poucos opcionais para assim simplificar o processo de configuração e a logística de produção. Todas as versões incluem suspensão pneumática, um teto panorâmico de vidro a todo o comprimento, iluminação LED interior e exterior, puxadores de porta retráteis com sensor de proximidade e jantes de 21 polegadas. O Pack Plus e o Pack Pilot são incluídos de série nas encomendas do primeiro ano e incluem ainda várias características premium, como um sistema áudio de 25 altifalantes da Bowers & Wilkins e sistema de som surround 3D, fecho suave das portas, head-up display e Pilot Assist.

Disponível para encomenda no segundo trimestre de 2023, o Pack Pilot opcional com sensor LiDAR da Luminar irá incluir uma unidade de controlo da NVIDIA, equipada com três câmaras, quatro sensores ultrassónicos e limpeza para câmaras dianteiras e traseiras, com capacidade para recolha precisa de dados em tempo real do ambiente ao redor do automóvel. Isto permite um scanning em 3D de grande detalhe que irá preparar o veículo para a condução autónoma.

O Pack Performance opcional apura ainda mais a dinâmica de condução e, além do incremento na potência e no binário, regista performance otimizada para a suspensão pneumática, jantes de 22 polegadas e uma assinatura com detalhes em ‘Swedish Gold’.

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