A Polestar prossegue a sua caminhada de expansão e apresentou o seu novo modelo, o Polestar 4, que combina a filosofia SUV com a imagem coupé mais desportiva, adotando linhas bastante aerodinâmicas inspiradas nos concepts revelados anteriormente. Apresentado como o automóvel da marca mais rápido de sempre, o Polestar 4 está posicionado entre o 2 e o 3 em termos de tamanho e de preço.

Como marca orientada pelo design, o Polestar 4 apresenta elementos-chave de design que foram inicialmente apresentados no protótipo Polestar Precept. Entre eles está a eliminação do vidro traseiro que permite criar um novo tipo de experiência imersiva para os ocupantes dos bancos traseiros, e a separação das luzes dianteiras de lâmina dupla com assinatura iluminada única da Polestar – complementada pelo emblema Polestar com iluminação a partir de baixo.

Para garantir a visibilidade traseira, o Polestar 4 conta com um ecrã de alta definição em vez de um espelho retrovisor convencional, capaz de mostrar informação em tempo real a partir de uma câmara traseira montada no tejadilho – permitindo um campo de visão muito mais amplo do que a maioria dos automóveis modernos. A alimentação digital pode ser desativada para permitir aos condutores ver os ocupantes da retaguarda, se necessário.

A eficiência aerodinâmica é realçada pelo nariz baixo, puxadores de porta retráteis, vidros embutidos sem moldura, lâminas traseiras aerodinâmicas e otimização do fluxo de ar à volta da barra de luz traseira.

Tendo como base a plataforma premium Sustainable Experience Architecture (SEA) desenvolvida para Geely Holding, o Polestar 4 é um SUV coupé para o segmento D, com uma distância entre eixos de 2999 mm. O seu comprimento total é de 4839 mm, medindo ainda 2139 mm de largura e 1544 mm de altura.

O teto envidraçado a todo o comprimento, de série, está disponível com uma funcionalidade eletrocrómica opcional, permitindo uma execução opaca ou transparente, dependendo do estado de espírito.

O interior e os materiais foram desenhados ao redor do conceito ‘soft tech’, e a inspiração dos esboços iniciais provém das indústrias da moda e do vestuário desportivo. As cores e as escolhas de materiais do Polestar 4 exploram novas execuções para a Polestar – incluindo as novas cores exteriores Storm e Electron, e uma nova cor interior única, Mist.

Performance de ponta

Apostando em motores elétricos síncronos de ímanes permanentes, revela uma potência total de 400 kW/544 CV de potência e assume o epíteto de Polestar mais veloz de sempre, acelerando dos zero aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos.

Estão disponíveis versões dual e single motor, sendo que as segundas apresentam tração traseira. A versão dual motor apresenta uma suspensão semi-ativa para um nível adicional de ajuste entre o conforto e a dinâmica de desempenho dinâmico. Dependendo da versão, a gama de jantes poderá variar entre as 20 e as 22 polegadas, sendo os pneus fornecidos pela Pirelli e pela Michelin.

Ambas as versões Long range apresentam uma bateria de 102 kWh. A Long range Dual Motor é aquela que tem a maior potência, com os tais 544 CV e 686 Nm de binário, oferecendo ainda uma autonomia de até 560 quilómetros. Possui ainda uma função de desativação para o motor elétrico dianteiro, permitindo, quando este não é necessário, maximizar a autonomia e a eficiência.

Todas as versões incluem capacidade de carga até 200 kW DC e 22 kW AC sendo a tampa para o carregamento motorizada. A função de carregamento bidirecional está incluída, com capacidade vehicle-to-load (V2L) sendo possível fornecer energia a dispositivos externos a partir do Polestar 4. Está também instalada de série, uma bomba de calor, que permite que o automóvel condicione, antecipadamente, a cabine interior e a bateria.

Existe uma nova função para otimização da condução, podendo o condutor escolher, na versão Long range Dual motor, modos de condução que maximizem a autonomia ou dinâmica. O modo Performance melhora a capacidade de resposta das motorizações e ativa os dois motores em simultâneo para uma potência total e uma melhor dinâmica. Contrariamente, o modo Range dá prioridade à eficiência, adaptando as motorizações para um estilo mais calmo forçando apenas a utilização do motor traseiro.

A versão Long range Single motor apresenta 200 kW/272 CV e 343 Nm no motor traseiro com os valores preliminares de autonomia a alcançarem até 600 quilómetros.

Entre os conjuntos de opcionais disponíveis, destaque para o Pack Performance, que melhora o aspeto dinâmico e a experiência de condução da versão Long range Dual Motor, com jantes de 22 polegadas, travões Brembo de quatro êmbolos, uma afinação de chassis Polestar Engineered incorporada e detalhes “Swedish gold” para os travões, cintos de segurança e tampas das válvulas.

Foco na tecnologia

No Polestar 4, o sistema de infoentretenimento com base Android Automotive OS volta a marcar presença, contando ainda com tecnologia Snapdragon Cockpit Platform com ecrã horizontal de 15.4 polegadas ao centro do tablier. Graças à tecnologia Google, o Polestar 4 oferece aplicações nativas como o Google Assistant, Google Maps e Google Play, a partir da qual é possível descarregar outras funções que sejam compatíveis. O sistema operativo Apple CarPlay também é suportado.

O condutor conta com um painel de instrumentos digital de 10.2 polegadas que inclui informação sobre a velocidade, a bateria e a autonomia. Quando integrado com outros sistemas de assistência, poderá ilustrar um ambiente virtual com outros utilizadores da estrada, funções atuais de assistência à condução e informações de navegação.

Para reduzir a distração, está incluído um head-up display (HUD) em frente ao condutor com uma área de projeção de 14.7 polegadas onde estará disponível informação chave sobre o automóvel, o telefone e a navegação, para assim melhorar a atenção do condutor.

Está disponível como opção o sistema áudio Harman Kardon com 12 altifalantes e um amplificador de canal híbrido de 1400 watts. Incluídos no Pack Nappa estão também duas colunas nos encostos de cabeça dos bancos dianteiros– aumentando assim o total de colunas para 16.

À semelhança dos outros modelos da Polestar, estão também disponíveis atualizações remotas regulares OTA (over-the-air) que permitem atualizar à distância todos os automóveis acrescentando novas funcionalidades e melhorias.

De resto, também no capítulo da segurança não há concessões, com a Polestar a aproveitar a sua forte ligação à Volvo Cars para integrar diversos elementos de segurança e de assistência à condução, como os airbags que podem chegar aos nove e o SuperVision Advanced Driver Assistance System da Mobileye.

O equipamento de série inclui um total de doze câmeras, um radar e doze sensores ultrassónicos, incluindo uma câmara de monitorização do condutor, que apenas transmite dados e não grava vídeo, para monitorizar os movimentos da cabeça e dos olhos do condutor ajudando a evitar acidentes relacionados com a fadiga ou com a incapacidade.

Em conjunto com a deteção de mãos no volante, o sistema de monitorização do condutor ajuda a manter o condutor atento à condução, caso seja necessário.

O Pack Pilot opcional inclui Pilot Assist com assistência à mudança de faixa, ativado pelo condutor ao tocar no manípulo indicador na direção desejada.

O Polestar 4 será lançado inicialmente na China, esperando-se que o lançamento noutros mercados decorra gradualmente ao longo de 2024. Os detalhes destes mercados serão apresentados em 2024. O preço de lançamento indicativo é de 60.000 euros.

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