O novo Porsche 911 GT3 RS completou os 20,8 quilómetros do circuito de Nürburgring Nordschleife em 6.49,328s, ou seja, 10,6 segundos mais rápido do que o atual 911 GT3. Ao volante estava o piloto e embaixador da Porsche, Jörg Bergmeister, que esteve envolvido de forma intensa no desenvolvimento do novo topo de gama do 911. O tempo da volta foi certificado por um notário que esteve presente para o efeito.

Com 525 CV e muita tecnologia inspirada na competição automóvel, o novo 911 GT3 RS foi desenvolvido para oferecer prestações fora de série, sendo homologado para estrada mas com uma ‘alma’ evidente de carro de competição.

Além do motor atmosférico com ADN de competição e construção inteligente de baixo peso, são os conceitos de refrigeração e aerodinâmica que demonstram as parecenças diretas com os seus irmãos do desporto motorizado. A 285 km/h, o 911 GT3 RS regista uma força descendente de 860 kg – três vezes mais do que um 911 GT3. Esta é uma das características que lhe permite ser tão eficaz em pista.

“Hoje, o 911 GT3 RS demonstrou o que já tinha prometido à primeira vista – excelência absoluta em circuito”, diz Andreas Preuninger, Diretor da divisão de Automóveis GT. “Se considerarmos as condições longe das ideais, com um forte vento de frente na longa reta do Döttinger Höhe e as baixas temperaturas do asfalto, estamos satisfeitos com este tempo. O 911 GT3 RS está a estabelecer novos padrões em aerodinâmica e chassis. Nunca antes um automóvel de estrada encarnou tanto o desporto motorizado”, reforçou aquele responsável.

O 911 GT3 RS utilizado estava equipado com o Pacote Weissach, o que inclui pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 R, disponíveis como opção, com dimensões 275/35 R 20 à frente e 335/30 R 21 atrás. Anteriormente, o novo 911 GT3 RS completou a volta mais curta ao circuito em 6.44,848s.

Bergmeister demonstrou-se satisfeito com o tempo, mas reconhece, ainda assim, que as condições não eram as ideais, levando a perder um pouco de tempo.

“Perdemos um pouco de carga aerodinâmica devido ao vento forte, por vezes rajadas, mas ainda assim estou muito contente com a volta”, diz Bergmeister. “Particularmente nas secções rápidas, o 911 GT3 RS está num campeonato à parte. Está num nível normalmente reservado aos veículos de competição de topo. Está também a estabelecer novos padrões em travagem. As voltas rápidas no Nordschleife são simplesmente muito divertidas neste automóvel”.

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