A gama do 911 continua a ser pródiga em variantes, sendo a 911 GT3 RS uma das mais esperadas pela súmula dos conceitos de competição aplicados numa versão homologada para estrada. Além do motor atmosférico e construção de baixo peso, este modelo destaca-se pelos sistemas de refrigeração e aerodinâmica que fazem a ligação mais direta ao “irmão” de competição, o 911 GT3 R.
A base para um aumento significativo da performance é o conceito de radiador central – uma ideia utilizada pela primeira vez no 911 RSR, vencedor da sua classe nas 24 Horas de Le Mans, e subsequentemente no 911 GT3 R. Ao invés do esquema de três radiadores utilizados em veículos anteriores, o novo 911 GT3 RS recorre a um radiador central de grandes dimensões na dianteira do veículo, posicionado no local onde, nos restantes modelos 911, se encontra a bagageira.
Isto tornou possível utilizar o espaço livre nas laterais para integrar elementos aerodinâmicos ativos, os quais, continuamente ajustáveis na dianteira e na asa traseira, se combinam com outras soluções aerodinâmicas para proporcionar até 409 kg de pressão descendente a uma velocidade de 200 k m/h. Ou seja, o novo 911 GT3 RS consegue gerar duas vezes mais carga aerodinâmica do que o antecessor da geração 991.2, e três vezes mais do que um 911 GT3 atual. A 285 km/h, chega aos 860 kg de pressão descendente.
Adicionalmente, também num conceito apreendido na competição, a Porsche incorpora pela primeira vez num modelo de produção, a tecnologia denominada ‘drag reduction system’ (DRS). Este sistema consiste na abertura de um dos planos da asa traseira em reta para assim aumentar o espaço disponível para a passagem do ar e, com isso, aumentar a velocidade de ponta, bastando para isso premir um botão dentro de uma área de funcionamento específica.
Função diametralmente oposta é a de ‘airbrake’, a qual é ativada durante as travagens de emergência a altas velocidades: os elementos aerodinâmicos na dianteira e traseira são regulados ao máximo, o que permite criar um efeito de desaceleração aerodinâmica que apoia significativamente a travagem.Visual mais agressivo e funcional
O visual do novo 911 GT3 RS é caracterizado por inúmeros elementos aerodinâmicos funcionais. A característica mais proeminente deste desportivo é a asa traseira com suporte “swan neck” (pescoço de ganso), que se destaca por ser significativamente maior em todas as dimensões. Esta é constituída por uma asa principal fixa e uma asa superior, esta segunda com ajuste hidráulico. Pela primeira vez, num automóvel de produção da Porsche, a extremidade superior da asa traseira encontra-se num nível mais alto do que o tejadilho. Na dianteira, um splitter divide o fluxo de ar para as superfícies superior e inferior, ao passo que as lâminas laterais direcionam com precisão o ar em direção ao exterior.
A passagem de ar nos guarda-lamas dianteiros é feita através de aberturas que começam no splitter dianteiro. As saídas de ar atrás das rodas dianteiras, ao estilo do icónico 911 GT1 que venceu Le Mans, reduzem a pressão dinâmica nos guarda-lamas. As aletas do tejadilho direcionam o ar em direção ao exterior, garantindo uma redução da temperatura do ar que chega à traseira. No novo 911 GT3 RS, as aberturas nos painéis laterais traseiros apenas melhoram a aerodinâmica e não são utilizadas para admissão de ar. Já o difusor traseiro é proveniente do 911 GT3, mas com algumas alterações.
Suspensão para circuito que pode ser ajustada desde o interior
Até a suspensão tem especial atenção a questões aerodinâmicas. Uma vez que os guarda-lamas do novo 911 GT3 RS estão sujeitos a poderosos fluxos de ar, os componentes do eixo dianteiro de triângulos duplos são concebidos com perfis em forma de lágrima. Essas ligações eficientes ao nível aerodinâmico aumentam a carga aerodinâmica no eixo dianteiro em cerca de 40 kg à velocidade máxima e, de referir que, até então, esta solução apenas era aplicada no desporto motorizado.
Devido às vias mais largas (29 mm mais largo do que o 911 GT3), as ligações do eixo dianteiro de triângulos duplos são, consequentemente, mais compridas. O efeito de mergulho da dianteira foi igualmente reduzido em travagem graças à colocação da articulação esférica frontal do braço de suspensão inferior num ponto mais baixo no eixo dianteiro. O eixo traseiro multibraços foi ajustado com taxas de compressão das molas modificadas. Os sistemas de assistência ao condutor e o eixo traseiro direcional também contam com uma configuração ainda mais dinâmica.
O novo 911 GT3 RS oferece três modos de condução: ‘Normal’, ‘Sport’ e ‘Track’. Neste último, as configurações básicas podem ser ajustadas de forma individual. Entre outros ajustes, o ressalto e compressão do amortecedor dos eixos dianteiro e traseiro podem ser ajustados de forma separada e em várias fases. O diferencial traseiro também pode ser ajustado através de um comando rotativo no volante. O processo é feito de forma rápida e intuitiva com conceitos de funcionamento e visualização emprestados da competição automóvel: quatro comandos rotativos individuais e um botão para o DRS estão presentes no volante. Os comandos são exibidos através de gráficos no painel de instrumentos durante a realização de ajustes.
Motor mais potente
O motor ‘boxer’ atmosférico de 4.0 litros e seis cilindros foi melhorado comparativamente com o 911 GT3. O aumento de potência para 525 CV foi conseguido principalmente através de novas árvores de cames com perfis modificados. O sistema de admissão e o “rigid valve drive” são derivados do desporto motorizado. A caixa PDK de sete velocidades tem relações de caixa mais curtas do que no 911 GT3.
O novo 911 GT3 RS acelera dos zero aos 100 km/h em 3,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 296 km/h.
No eixo dianteiro são utilizados discos de travão com 408 mm de diâmetro e pinças monobloco em alumínio com seis êmbolos. Comparando com o 911 GT3, o diâmetro dos êmbolos passou de 34 para 36 mm. O eixo traseiro é equipado com discos de travão de 380 mm e pinças fixas de quatro êmbolos. O sistema de travagem Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB), disponível como opcional, conta com discos de 410 mm no eixo dianteiro e 390 mm no eixo traseiro. O novo 911 GT3 RS está equipado de série com jantes forjadas e aperto central. Os pneus desportivos homologados para estrada – 275/35 R20 na dianteira e 335/30 R21 na traseira – asseguram elevados níveis de aderência.
O 911 GT3 RS está disponível com o pacote Clubsport sem custos adicionais, no qual se incluem a célula de segurança em aço, extintor e cinto de segurança de seis pontos para o condutor. Por seu turno, o pacote Weissach, disponível como opcional (com custo), é consideravelmente mais composto. O capot, tejadilho, partes da asa traseira e moldura superior dos espelhos retrovisores exteriores recebem um acabamento em carbono. Além disso, as barras estabilizadoras, os tirantes de suspensão e painel no eixo traseiro são feitos em CFRP e contribuem para uma melhoria adicional da dinâmica de condução. A célula de segurança, construída pela primeira vez em CFRP, ajuda a poupar 6 kg em comparação com a versão em aço.
Outro destaque do pacote Weissach são as patilhas da transmissão PDK atrás do volante com tecnologia derivada do desporto motorizado. Deste modo, as mudanças de velocidade são ainda mais dinâmicas devido a um ponto de pressão preciso e um clique mais percetível. A título opcional, em exclusivo com o pacote Weissach, estão disponíveis as jantes em magnésio forjado, que permitem poupar mais 8 kg.
O novo 911 GT3 RS está disponível para encomenda com o preço a começar nos 291.833€ em Portugal.
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