A Porsche está a preparar meticulosamente a atualização para o Cayenne, com lançamento previsto para a primavera deste ano.

Após o lançamento em 2017, a Porsche vai melhorar a terceira geração do Cayenne com medidas que incidem nos motores, chassis, design, equipamento e na vertente da conectividade. Os protótipos e veículos de pré-produção estão já a cumprir a fase final dos testes de resistência para garantir que cumprem os elevados padrões de qualidade da marca germânica, tanto em resistência, como em prestações.

“É uma das melhorias de produto mais extensas da história da Porsche”, assegura Michael Schätzle, responsável desta gama, que irá assim acentuar o seu perfil enquanto modelo desportivo, mas também apto a enfrentar os terrenos mais desafiantes, graças à adoção de um chassis semi-ativo, naquela que será uma das novidades para o SUV.

Além de realinharem o portefólio do Cayenne, os engenheiros do Porsche Development Centre em Weissach fizeram uma grande revisão ao sistema de chassis do Cayenne, com o objetivo passou por alcançar uma amplitude ainda maior entre a performance típica da Porsche em estrada, conforto em longas distâncias e capacidade off-road.

Para valorizar o conteúdo tecnológico, o condutor e passageiros serão contemplados com um novo conceito de digitalização e operação com funções de conectividade melhoradas. A tecnologia inovadora na iluminação, com os faróis HD-Matrix LED, aumenta o conforto e a segurança do novo Cayenne.

Testar cada modelo até ao limite antes do lançamento

Com tantas tecnologias novas, foi necessário realizar testes complexos e elaborados para afinar de forma perfeita os componentes, sendo que a grande maioria dos mesmos são completamente novos, pelo que o processo de desenvolvimento seguiu, em muitos aspetos, uma lógica de desenvolvimento como se fosse um modelo totalmente novo.

Em conjunto com as simulações virtuais, que são cada vez mais precisas, os testes em situações reais continuam a ser a prioridade para a Porsche. É o teste para saber se algum modelo novo está pronto para o lançamento.

Para simular condições extremas, os protótipos viajaram pelo mundo, com o objetivo de pôr à prova a qualidade e durabilidade em diferentes zonas climáticas. Para o novo Cayenne, os testes foram realizados na Ásia, África, Europa e América do Norte. No total, foram percorridos mais de quatro milhões de quilómetros. Sabe-se, no entanto, que, nas mãos dos clientes, as condições duras e exaustivas em que são testados, muito dificilmente serão experimentadas. Em condições de utilização diária, os veículos completam mais de 200.000 quilómetros, no espaço de poucos meses, em ambiente urbano, em estradas rurais e autoestradas.

“O que exigimos do novo Cayenne nos duros testes off-road em Espanha, nas desafiantes dunas de areia em Marrocos, ou durante a condução dinâmica em pistas de gelo na Finlândia e no Nürburgring Nordschleife, não é algo que presumimos que muitos clientes alguma vez farão”, diz Dirk Lersch, o líder da equipa de construção e testes de protótipos para o Cayenne. “Mas qualquer pessoa que compre um Porsche deve saber que ele suporta cargas elevadas – independentemente da superfície em que é conduzido”.

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