A Porsche estabeleceu um novo recorde para um automóvel elétrico de produção em série no mítico traçado de Nürburgring Nordschleife, com o Taycan Turbo S a tirar partido de um novo pacote de melhorias técnicas para estabelecer um tempo de 7m33,350s numa volta ao traçado de 20.8 quilómetros na região de Eifel. A marca alemã bate assim a Tesla, que tinha feito uma volta em 7m35,580s com o Model S Plaid.

Com Lars Kern, piloto de desenvolvimento da Porsche, ao volante, o Taycan Turbo S de 460 kW/625 CV (560 kW/761 CV com ‘Launch Control’) demorou pouco mais de sete minutos e meio a cumprir uma volta ao Nordschleife, que serve como centro de testes dinâmicos para muitos dos desportivos mais avançados do mundo.

O desportivo elétrico que realizou o tempo está equipado com o novo kit Performance e com Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) e, além da célula de segurança e bacquets de competição obrigatórias, é um veículo de produção de série (incluindo o mesmo peso).

O novo tempo recorde para um automóvel elétrico de produção em série foi certificado por um notário, enquanto a TÜV Rheinland confirmou que o automóvel que conquistou o recorde era um modelo de produção inalterado nas suas características fundamentais.

Central para a obtenção deste recorde foi o novo kit Performance, no qual se incluem as jantes RS Spyder de 21 polegadas com pneus Pirelli P Zero Corsa, aprovados para circulação na via pública, que estão agora disponíveis para o Taycan. O composto deste pneu é semelhante ao utilizado na competição. Outro elemento do kit Performance é uma atualização de software focado no Porsche 4D Chassis Control para que este funcione em harmonia com os pneus desportivos. O sistema analisa e sincroniza, em tempo real, todos os sistemas de chassis do Taycan.

“No passado, apenas os superdesportivos puros entravam nos 7m33s”, diz Kern, mas “com o novo kit Performance consegui forçar ainda mais e o veículo estava ainda mais preciso e ágil”.

Exclusividade da Alemanha por enquanto

O kit Performance está disponível através do Porsche Tequipment e é atualmente vendido apenas na Alemanha, sendo também exclusivo para o modelo Taycan Turbo S (MY23). A produção desta atualização do modelo começou em julho de 2022, enquanto o kit Performance deverá estar disponível a partir do final do ano. O plano passa por instalar o kit após a entrega do veículo, na oficina da Porsche em Zuffenhausen. O preço do kit Performance é de 13.377 euros, mais IVA. A garantia do fabricante não é afetada.

Os pneus desportivos têm como principal função a condução em circuito. Assim, os proprietários podem mudar para os pneus de estrada de série a qualquer altura. Não é necessário restaurar o software original do chassis após a troca para os pneus de série.

“Estamos encantados pelo recorde de Nürburgring para veículos elétricos estar novamente nas mãos da Porsche”, diz Kevin Giek, Vice President Model Line Taycan. “Este tempo não só mostra o potencial do nosso novo kit Performance, mas também confirma mais uma vez os genes de automóvel desportivo do Taycan”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.