Com Lars Kern, piloto de desenvolvimento da Porsche, ao volante, o Taycan Turbo S de 460 kW/625 CV (560 kW/761 CV com ‘Launch Control’) demorou pouco mais de sete minutos e meio a cumprir uma volta ao Nordschleife, que serve como centro de testes dinâmicos para muitos dos desportivos mais avançados do mundo.
O desportivo elétrico que realizou o tempo está equipado com o novo kit Performance e com Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) e, além da célula de segurança e bacquets de competição obrigatórias, é um veículo de produção de série (incluindo o mesmo peso).
O novo tempo recorde para um automóvel elétrico de produção em série foi certificado por um notário, enquanto a TÜV Rheinland confirmou que o automóvel que conquistou o recorde era um modelo de produção inalterado nas suas características fundamentais.
Central para a obtenção deste recorde foi o novo kit Performance, no qual se incluem as jantes RS Spyder de 21 polegadas com pneus Pirelli P Zero Corsa, aprovados para circulação na via pública, que estão agora disponíveis para o Taycan. O composto deste pneu é semelhante ao utilizado na competição. Outro elemento do kit Performance é uma atualização de software focado no Porsche 4D Chassis Control para que este funcione em harmonia com os pneus desportivos. O sistema analisa e sincroniza, em tempo real, todos os sistemas de chassis do Taycan.
“No passado, apenas os superdesportivos puros entravam nos 7m33s”, diz Kern, mas “com o novo kit Performance consegui forçar ainda mais e o veículo estava ainda mais preciso e ágil”.
Exclusividade da Alemanha por enquanto
O kit Performance está disponível através do Porsche Tequipment e é atualmente vendido apenas na Alemanha, sendo também exclusivo para o modelo Taycan Turbo S (MY23). A produção desta atualização do modelo começou em julho de 2022, enquanto o kit Performance deverá estar disponível a partir do final do ano. O plano passa por instalar o kit após a entrega do veículo, na oficina da Porsche em Zuffenhausen. O preço do kit Performance é de 13.377 euros, mais IVA. A garantia do fabricante não é afetada.
Os pneus desportivos têm como principal função a condução em circuito. Assim, os proprietários podem mudar para os pneus de estrada de série a qualquer altura. Não é necessário restaurar o software original do chassis após a troca para os pneus de série.
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