Exclusivo para utilização em pista e pensado como um ‘presente’ de despedida para a atual geração, o novo Ford GT Mk IV conta com desenvolvimento levado a cabo pela Ford Performance e pela Multimatic para uma edição mais exlusiva e radical do superdesportivo americano.

Expressão máxima do conceito desportivo deste modelo que teve como objetivo homenagear o original das décadas de 1960 e 1970, o Ford GT Mk IV criado pela Ford Performance e pela Multimatic conta com alterações única aplicadas na carroçaria, motorização e suspensão. Entre as novidades, nota para as modificações no motor EcoBoost bi-turbo, transmissão de competição, carroçaria mais cuidada em termos aerodinâmicos e, num dado importante, uma distância entre eixos alongada para melhor estabilidade em pista.

A missão confiada à Multimatic foi a de criar a versão final mais extrema do Ford GT, com o Mk IV a ser o resultado, dispondo de um motor alterado para superar os 800 CV de potência, transmissão de competição mais resistente e eficiente para lidar com o incremento de potência e de binário, mas também com uma carroçaria muito mais extrema.

A dianteira conta com para-choques específico composto por splitter inferior e derivas laterais para desvio do fluxo do ar, além de faróis carenados com nova assinatura luminosa, enquanto na traseira combinam-se em destaque a ‘cauda’ mais longa em fibra de carbono, a grande asa traseira e o complexo difusor que praticamente se estende a toda a largura.

Tecnicamente, outra das novidades é a inclusão de suspensão Multimatic com amortecimento adaptativo inteligente ‘Adaptive Spool Valve’ (ASV), ao passo que as jantes têm um desenho aerodinâmico mais avançado.

Produzido na fábrica da Multimatic, no Ontario, Canadá, o Ford GT Mk IV terá uma produção limitada a apenas 67 unidades (em homenagem ao modelo criado em 1967 para competir nas 24 Horas de Le Mans), com um preço nos Estados Unidos da América de 1.7 milhões de dólares, havendo um formulário de candidatura online para os interessados.

A alocação das 67 unidades far-se-á no início de 2023 e as entregas começam no final da primavera do próximo ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.