Receita para a ‘dieta’ do recordista Renault Mégane R.S. Trophy-R

06/07/2019

A Renault revelou todos os detalhes do seu novo ‘rei’ de Nürburgring, o Mégane R.S. Trophy-R, um desportivo mais extremo que se assume como “o carro de produção de melhores desempenhos alguma vez comercializado pela Renault”. Será comercializado, até ao final de 2019, sob a forma de uma série limitada de 500 automóveis devidamente numerados.

O novo Mégane R.S. Trophy-R mantém o motor 1.8 de 300 CV, mas os engenheiros da Renault focaram as suas atenções nas melhorias do desempenho em torno de três outras áreas principais: a redução de peso, aperfeiçoamento das ligações ao solo e melhoria da faceta aerodinâmica.

Em relação ao peso, a marca optou por tirar tudo o que considerou desnecessário ou supérfluo, como o banco traseiro, numa ‘dieta’ que ditou ainda a inclusão de jantes em carbono (opcionais) e sistema de escape em titânio da Akrapovic, entre outros, para uma redução de peso de 130 kg face ao Mégane R.S. Trophy desprovido de opções. No modelo mais extremo, o peso mínimo declarado é de 1306 kg.

Por partes, o capot em carbono permitiu uma redução de metade do peso para apenas 8 kg. O carbono é utilizado na entrada de ar NACA e no núcleo da estrutura do capô que depois é revestida a fibra de vidro. O capô incorpora um aspeto funcional no seu design, com “guelras” e uma entrada de ar NACA que, além de úteis, incrementam naturalmente o design desportivo do automóvel.

As jantes de liga leve “Fuji Light” de 19 polegadas permite uma poupança de 2 kg por roda. As opcionais jantes de carbono, desenvolvidas pela Carbon Revolution e adaptadas pela Renault Sport ao Mégane R.S. Trophy-R, proporcionam um ganho adicional de 2 kg/roda. Já o sistema de escape em titânio da Akrapovič, que oferece um som ainda mais empolgante, permite uma redução de mais de 6 kg. Mais impressionante ainda é a redução de peso oferecida pelo eixo traseiro, que contribui com uma redução de 38 kg.

As opcionais entradas de ar, que substituem os faróis R.S. Vision, poupam mais 2 kg na dianteira e, como acessório, uma bateria de lítio DESS, que permite um ganho adicional de até 4,5 kg, está disponível através da loja online R.S. Performance.
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Também no habitáculo, há redução de peso, graças a uma atmosfera semelhante à de um carro de corrida com bacquets monobloco da Sabelt feitas de material compósito e cobertos a Alcantara (ganho de aproximadamente 7 kg/assento). Ambos os bancos podem ser colocados em três níveis de altura distintos. Este desportivo está preparado para receber (como acessório) um arnês da Sabelt, com seis pontos de apoio.

Há ainda vidros mais finos (os das portas traseiras fixos) e o óculo traseiro deixou de ter limpa vidros.

O ecrã multimédia de 7” assume o lugar do ecrã de 8,7”, favorecendo ainda o acesso direto do ‘piloto’ à ventilação. No entanto, a câmara de visão traseira, devido ao peso negligenciável, é mantida para evitar os riscos de danificar o difusor de carbono durante as manobras.

“O novo Mégane R.S. Trophy-R completa a oferta do Mégane R.S. com uma versão ainda mais extrema, que está muito perto de um modelo de corrida, mas que é homologado para estrada. Para os engenheiros, é uma oportunidade de aproveitar o seu extenso know-how na busca pelas melhores soluções, para o tornar o mais rápido possível, e o recorde de Nürburgring é a clara demonstração das suas capacidades e da excelência do desempenho a todos os níveis”. Patrice Ratti, Director Geral da Renault Sport Cars.

Quanto às ligações ao solo, o eixo dianteiro passou a ter um maior ângulo de caster negativo, eixo traseiro em H mais leve, amortecedores específicos da Öhlins ajustáveis, pneus Bridgestone Potenza S007 exclusivos e sistema de travagem de alta performance da Brembo, com discos carbo-cerâmicos (em opção). Além da geometria própria, destaque ainda para o diferencial autoblocante mecânico da Torsen.

Já na área aerodinâmica, foram aplicadas carenagens específicas sob a carroçaria e um novo difusor em carbono, dispondo ainda de entradas de ar NACA e condutas de ventilação junto aos travões, entre outras soluções técnicas.

Todo este trabalho foi atestado pelo cronómetro: o Mégane R.S. Trophy-R alcançou um novo recorde absoluto para um tração dianteira de série, no passado dia 5 de abril de 2019, ao cumprir os 20,6 km do Nordschleife, em Nürburgring, em apenas 7m40,100s, além de um tempo de referência de 7m45,389s numa volta completa oficial ao circuito.

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