Renault Austral E-Tech full hybrid 200 cv: viagem ao sul, sem perder o norte…

23/02/2023

Viagem ao sul do país com o Renault Austral e-Tech na variante Espirit Alpine. Um SUV full hybrid com 200 cv que sabe muito bem onde fica o norte do segmento C.

 

O arranque comercial do Renault Austral E-Tech, em Portugal, foi o pretexto (mais que) perfeito – e bem temperado – para uma viagem ao sul do país, ao volante da impactante versão Espirit Alpine com 200 cv de potência (existe outra com 160 cv) e tecnologia E-Tech Hybrid (com o nome ‘AustralE bem visível na traseira).

O modelo tem por base o motor 1.2 Turbo de três cilindros (130 cv e 205 Nm), em plena harmonia com dois motores elétricos: um motor de tração “e-motor” de 50 kW e 205 Nm e um gerador/motor de arranque de alta tensão HSG utilizado para ligar o motor de combustão, mudar de velocidades e carregar a bateria (central e iões de lítio com capacidade de 1.7 kWh, funcionando a 400 V).

As aspirações do Austral E-Tech, que substitui em funções o Kadjar, são grandes. Basta ver a muita concorrência que habita neste segmento C, com destaque, para citar apenas dois, para o Nissan Qashqai e Peugeot 3008. Não há falsas partidas para um modelo nuclear como este. E todas as indicações obtidas nesta apresentação nacional vão no sentido ascendente do modelo. Isto apesar de o evento apontar a sul: primeiro, a Vila Nova de Mil Fontes e depois a Faro, onde os jornalistas presentes tiveram oportunidade de confecionar a sua própria cataplana de peixe e marisco, não antes de fazer as respetivas compras com os responsáveis do restaurante Tertúlia Algarvia.

Uma boa cataplana só é possível com uma criteriosa escolha dos melhores peixes, legumes e pimentos, cebolas, chouriços e marisco. Da mesma forma, um modelo como o Austral E-Tech só pode ser o produto que é com um cuidado tecnológico absoluto. E garantimos: a Renault não perdeu a mão nos ingredientes deste SUV compacto.

Concebido com base na CMF-CD, este SUV extrai várias vantagens na sua estratégia de eletrificação, além de garantir novas possibilidades nas áreas da conectividade e dos sistemas de assistência e segurança (ADAS), oferecendo um total de 32 tecnologias inovadoras.

Ainda em termos técnicos, o Austral estreia evolução do sistema de eixo traseiro direcional 4Control, que na quarta geração ganha denominação 4Control Advanced. Durante a apresentação nacional, os jornalistas tiveram oportunidade de fazer um pequeno teste para comprovar a eficácia do sistema, através de uma manobra com e sem o 4Control Advanced ativo. Com o sistema, a curva entre os pinos foi feita à primeira; sem o mesmo, os esforços e tentativas foram redobrados para cumprir a prova.

“Poucos modelos com tanta tecnologia conservam vivo o prazer da condução”. Palavras de Hugo Barbosa, diretor de Comunicação da Renault Portugal e que traduzem bem a experiência de condução desta versão com 200 cv.

Força é algo que nunca falta ao Austral. As acelerações e recuperações são sempre feitas com muita energia, sem qualquer esforço e a retidão das trajetórias da direção chegam a impressionar. Segundo dados oficiais, a aceleração 0-100 km/h é inferior a 9 segundos.

Os consumos anunciados desta versão mais potente começam nos 4,6 l/100 km e as emissões nos 105 g/km de CO2, beneficiando de um tempo de condução a rondar os 80% em cidade em modo elétrico. Com alguma impetuosidade na estrada, como foi o caso, estes valores subiram para os 6,3 l/100 km. Mas, ainda assim, permite comprovar que, com uma condução cuidadosa, os valores oficiais podem andar muito próximos da realidade.

Nouvelle vague, capítulo 2

O Renault Austral projeta a imagem “nouvelle vague” em combinação com a filosofia Sensual Tech. Trata-se do segundo capítulo desta narrativa. No exterior, as linhas são mais musculada e assinatura luminosa não se esconde no conjunto. Junta-se ainda uma grelha mais larga com padrão em diamante com acabamento Ice Black e uma “lâmina” transversal que dá largura e refinamento ao conjunto. Os faróis contam com tecnologia Full LED na dianteira (podendo receber tecnologia Adaptive LED Vision e Matrix LED Vision), enquanto na traseira se destacam os farolins com tecnologia de micro-ótica esticados até ao losango no centro da tampa da bagageira.

Visto de lado, o capot tem uma linha horizontal pronunciada com uma secção central saliente, demarcando-se também pelo pilar C mais inclinado e pela linha de ombros também saliente. As jantes podem variar entre as 17 e as 20’’ para maior robustez do conjunto.

Por dentro, o Renault Austral combina espaço e modernidade. Nada parece ao acaso no habitáculo. O protagonista, nesta ambiente – que muda de cor ao longo do dia – é o painel de bordo de última geração, de desenho mais horizontal e que se alinha com o topo das portas, criando um “efeito protetor dos ocupantes”. O painel de instrumentos digital tem uma dimensão de 12.3 polegadas (1920×720 pixels) e o ecrã central agregado mede 12 polegadas (1250×1562 pixels), não faltando ainda a projeção num head-up display de 9.3 polegadas.

Espirit Alpine: design guerreiro

A versão conduzida pelo Motor 24, nesta apresentação nacional, foi a que mais atenção despertou aos transeuntes – a Espirit Alpine, que substitui a R.S. Line. Poucos foram aqueles que não acompanharam com os olhos a sua passagem. Trata-se de variante mais equipada e de personalidade mais desportiva. O nome Alpine não está lá por acaso, embora seja uma alusão mais estética do que dinâmica. São vários os detalhes que a distinguem: cor da carroçaria, Gris Schiste Satin, especialmente desenvolvida para esta nova versão, com verniz exclusivo, resultado de um processo químico especificamente estudado, para acabamento acetinado, uma espécie de brilho e um acabamento mate. Na dianteira, apontamentos em Ice Black em diferentes elementos da grelha e para-choques, como no para-choques e na grelha.

Na lateral, não há como ignorar a inscrição “Alpine”, que indica a ligação à marca de desportivos. Já o tejadilho surge negro, assim como as barras de tejadilhos em negro mate. As jantes são de 20 polegadas ‘Daytona’ com a marca ‘Alpine’, salientando o seu carácter mais desportivo.

No interior, há bancos em Alcantara e revestimentos em estilo de fibra de carbono, com apontamentos em azul para efetuar a ponte com os modelos de Dieppe.

O Renault Austral E-Tech full hybrid de 200 cv auto está disponível a partir dos 41.700 euros (versão techno), mas a variante Espirit Alpine (iconic) eleva o preço para os 46.850 euros. Segundo a marca, o modelo destina-se ao mercado de particulares. E a confiança no produto é tal que, na conferência, a Renault anunciou uma garantia de sete anos ou 150 mil quilómetros para toda a gama.