O Grupo Renualt prepara a revelação no dia 15 de outubro de mais duas visões de eletrificação para as suas marcas Renault e Dacia: de um lado, um concept da marca francesa de um compacto que poderá dar origem a um modelo de produção, do outro, a visão aproximada da versão de estrada do Dacia Spring, um SUV 100% elétrico que se assumirá de baixo custo.

A revelação daqueles dois modelos irá ter lugar no evento de dia 15 de outubro a que a marca deu o nome de ‘Renault eWays’, com a companhia gaulesa a ‘libertar’ dois vídeos de antevisão das suas novidades.

O protótipo do compacto elétrico terá por base a plataforma CMF-EV criada especificamente para os veículos elétricos e que dará origem, por exemplo, ao novo SUV elétrico da Nissan, o Ariya. A partir do vídeo agora revelado, é possível observar a assinatura luminosa e a sua proximidade estética com a do concept Morphoz, revelado no passado mês de março.

No lado da Dacia, a marca romena prepara um modelo de baixo custo para incentivar à mobilidade elétrica com um valor de compra em redor dos 15 mil euros e com uma autonomia de cerca de 200 quilómetros.

Deverá basear-se no Renault City K-ZE vendido no mercado chinês desde 2019 com recurso a uma versão alterada da plataforma CMF-A da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. No mercado chinês, vende-se com uma bateria de iões de lítio de 26.8 kWh e uma potência de 44 CV (33 kW).

A Dacia refere que este seu novo elétrico simboliza a “revolução que está a chegar”, esperando-se a sua comercialização na primeira metade de 2021.