A Ford já tem um veículo autónomo a trabalhar todos os dias, mas só os seus empregados é que o podem utilizar. Este robô autónomo circular pela fábrica da marca american em Valência, Espanha, entregando peças de substituição onde for necessário, e não precisa de ser pilotado por ninguém, conseguindo sempre encontrar o seu caminho sozinho. Este robô vem juntar-se a duas máquinas semelhantes, que já estão em operação na fábrica de Colónia, na Alemanha.
Este pequeno robô chama-se Survival (“sobrevivência”), pois pode adaptar-se a qualquer ambiente, detetando obstáculos no seu caminho e mudando a sua rota automaticamente, podendo até fazer paragens e esperar que o caminho fique desimpedido, se se deparar com uma situação temporária. O robô autónomo foi criado por engenheiros da Ford, que o programaram para conhecer a planta do andar da fábrica onde trabalha e o equiparam com os sensores necessários para a navegação diária.
Depois de um curto período de habituação, em que os operários paravam o que estava a fazer quando o robô aparecia, agora já dependem da sua presença para fazerem o seu trabalho. O Survival deambula sobre rodas pela unidade fabril valenciana, transportando peças e material de solda necessários para manter em movimento as linhas de montagem dos modelos Kuga, Mondeo e S-MAX. O robô autónomo da Ford não substitui nenhum funcionário, mas poupa 40 horas de trabalho por dia, para que os empregados da fábrica se concentrem noutras funções. O Survival está equipada com uma gaveta automática de 17 separadores, de modo a que a peça exata seja disponibilizada ao empregado correto.