M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
A SEAT anunciou recentemente que teve o maior lucro operativo da sua história, com 254 milhões de euros de proveitos. Foi um aumento de 33,4 por cento em relação ao ano anterior, ao qual não serão alheios o sucesso da mais recente geração dos bestsellers Ibiza e Leon e do SUV Ateca, bem como o lançamento SUV urbano Arona. Com estes lucros, a marca espanhola resolveu recompensar os seus empregados pelo seu sucesso com um prémio de produtividade com um valor semelhante ao de um salário adicional.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Com estes lucros, a SEAT vai pagar, no próximo mês de abril, um prémio monetário de 1068 euros a cada um dos seus 15 mil trabalhadores, um aumento de 49 por cento em relação aos resultados obtidos em 2017. Há um ano, a marca espanhola tinha recompensado os seus empregados em 716 euros. Este é o terceiro prémio anual consecutivo entregue aos trabalhadores da SEAT, depois de ter sido instituído em 2016.

A SEAT vendeu 517.600 automóveis o ano passado, um aumento de 10,5 por cento. A marca lançou este ano o Tarraco, o seu primeiro SUV de sete lugares, que poderá contribuir para um novo aumento de vendas, mas também tem aumentou os seus investimentos, especialmente nas áreas da eletrificação e mobilidade partilhada. Este ano, a SEAT apresentou vários protótipos no Salão de Genebra, que anteveem os seus primeiros modelos híbridos e 100 por cento elétricos.