A SEAT S.A. inaugurou um novo centro de investigação e desenvolvimento de baterias para automóveis eletrificados (elétricos e Plug-in) em Martorell, Espanha, num investimento superior a sete milhões de euros. Este novo Test Center Energy (TCE) está localizado no Centro Técnico da empresa na Catalunha, tendo como objetivo desenvolver e realizar testes de desempenho em sistemas de energia para veículos elétricos e híbridos da CUPRA, SEAT e SEAT MÓ, bem como outras marcas do Grupo Volkswagen.

O TCE faz parte da rede global de Investigação e Desenvolvimento do Grupo Volkswagen e é o primeiro centro do grupo com estas características na Europa fora da Alemanha, juntando-se a outras instalações semelhantes na China e nos Estados Unidos. O TCE representa mais um passo na estratégia de eletrificação da empresa e quer tornar-se um trunfo fundamental para a realização do projeto da SEAT S.A. de liderar a eletrificação da indústria automóvel espanhola. Este centro insere-se no plano de investimento de 5000 milhões de euros anunciado pela empresa para eletrificar veículos e instalações.

Este objetivo está consagrado no plano ‘Future: Fast Forward’, através do qual a SEAT, juntamente com o Grupo Volkswagen, pretende transformar Espanha num hub europeu líder em mobilidade elétrica. Da mesma forma, o TCE ambiciona tornar-se num centro de inovação aberta e de colaboração, onde se pode investigar e aprofundar aspetos relacionados com a formação em novas competências para os veículos elétricos, especialmente focado nos jovens.

No âmbito da sua estratégia de eletrificação, a SEAT planeia fabricar veículos elétricos em Martorell a partir de 2025 e desempenhar um papel fundamental na democratização do veículo elétrico para o tornar acessível a um elevado número de pessoas.

Werner Tietz, vice-presidente de Investigação e Desenvolvimento da empresa, referiu que “no TCE realizar-se-ão até 6000 testes diferentes, que irão permitir validar e garantir o desempenho de baterias e sistemas de carregamento. Por isso, a inauguração deste centro é uma ótima notícia não só para eletrificar a empresa, mas também porque permitirá posicionarmo-nos como uma referência no desenvolvimento de soluções para a eletromobilidade sustentável”.

Alta tecnologia para testar e validar as baterias

Construído em apenas 18 meses, o Test Center Energy tem 1500 metros quadrados. Inclui diferentes espaços para a validação de módulos de baterias com as mais avançadas tecnologias químicas para células, cobrindo toda a gama de voltagens utilizada na indústria automóvel. Hoje, o foco está nas baterias das plataformas MEB (elétricas) e MQB (híbridas) bem como nos diferentes carregadores utilizados em todos os veículos elétricos.

No total, dispõe de uma capacidade de teste de 1.3 megawatts, uma potência equivalente à que 350 casas necessitam para ter todos os aparelhos elétricos ligados ao mesmo tempo, ou mais de 100.000 telemóveis a carregar simultaneamente. Nestas instalações trabalham mais de 25 profissionais altamente qualificados.

O TCE tem capacidade para realizar anualmente até 6000 análises completas de validação das funções relacionadas com o sistema de alta voltagem (bateria, carga, segurança). As baterias são submetidas a uma média de mais de 17.500 horas de testes de forma a garantir o melhor desempenho em qualquer circunstância, ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Conta também com uma oficina projetada e equipada para realizar testes em veículos elétricos, com capacidade para trabalhar com até oito automóveis de cada vez. Aqui são realizados testes ao sistema de potência, segurança funcional e integração de funções com toda a eletrónica de automóveis híbridos e elétricos. Só o banco de segurança de alta voltagem realiza cerca de 1750 testes por projeto por ano.

Dispõe ainda de várias câmaras climáticas que permitem realizar testes com as baterias e módulos em condições térmicas extremas, entre -25 ºC e +55 ºC, simulando assim as diferentes situações em que um carro se pode encontrar ao longo do seu ciclo de vida. Para conceber e fabricar protótipos e construir interfaces para sistemas de teste, foi criada uma área de investigação específica com a mais alta tecnologia.

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