Publicidade Continue a leitura a seguir

Este será o carro de produção com melhor eficácia aerodinâmica

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Mercedes-Benz apelida-o de carro de produção em série com a melhor aerodinâmica: o novo Classe A sedan, que será lançado na parte final deste ano e que terá algumas semelhanças com a berlina de distância entre eixos mais longa revelada no Salão de Pequim (agraciada com a letra L).

A marca promete um coeficiente de arrasto de apenas 0.22 para o novo Classe A de três volumes (com o nome de código V177), mantendo assim o recorde que já era detido pelo CLA no que diz respeito à eficiência aerodinâmica. A marca adianta ainda que este novo modelo tem uma área frontal de 2.19 m².

Para obter esses resultados, a Mercedes-Benz trabalhou arduamente nas áreas de simulação por computador e na ‘afinação’ por túnel de vento de Sindelfingen, na Alemanha, reconhecendo que uma boa aerodinâmica é essencial para se obter um menor consumo em todas as circunstâncias de utilização. Afinal, menos arrasto, significa consumos mais baixos.

Em adição ao formato exterior, a marca trabalhou ainda em pequenos detalhes como a redução da área frontal, selagem de alguns dos componentes como a área em redor dos faróis e cobertura inferior de forma a que a aerodinâmica inferior seja aperfeiçoada – isso inclui partes do eixo traseiro e um pequeno difusor traseiro.

Os spoilers dianteiro e traseiro contam com otimização específica para canalizarem o ar em redor das rodas da maneira mais eficiente, sendo que nem as jantes escaparam ao tratamento aerodinâmico. Face à versão de maior distância entre eixos (para o mercado chinês), este modelo mede 2729 mm de comprimento na distância entre eixos.