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Sián: Primeiro V12 híbrido da Lamborghini é o mais avançado e potente de sempre

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Unindo passado, presente e futuro, o primeiro Lamborghini híbrido mantém o V12 e assume-se como o mais potente de sempre da marca italiana, recebendo também algumas tecnologias inovadoras para se distinguir como um dos modelos exóticos mais impressionantes do momento.

Chama-se Sián e é um dos modelos tecnicamente mais avançados na indústria automóvel. Como ponto de destaque, este hiperdesportivo italiano com 819 CV de potência estreia um supercapacitor associado à tecnologia híbrida para melhoria da sua eficiência, aplicando-se ainda uma série de materiais avançados que fazem deste modelo bastante exclusivo que terá apenas 63 unidades produzidas.

Mas o passado não é esquecido, como demonstram as linhas deste novo Lamborghini, que recupera a imagem do Countach no formato em cunha da carroçaria, embora estilizada para a linguagem de estilo da marca no presente. Mantendo outro símbolo do passado, o motor de arquitetura V12, a marca de Sant’Agata Bolognese aplicou um sistema híbrido que melhora a eficácia desportiva deste Sián (nome que no dialeto de Bolonha significa raio ou relâmpago, símbolo para a sua aplicação eletrificada e para a rapidez).

A base é, pois, o motor V12 atmosférico que incorpora válvulas de admissão em titânio e debita 785 CV às 8500 rpm, combinando-se com um motor elétrico de 34 CV, para uma potência combinada de 819 CV (602 kW). O motor elétrico de 48 volt foi incorporado na caixa de velocidades para proporcionar uma resposta imediata e performance melhorada, ao mesmo tempo auxiliando nas manobras de baixa velocidade, como marcha-atrás. Além disso, mais importante ainda é a utilização de um supercapacitor em vez de uma mais tradicional bateria de iões de lítio, desenvolvida para acumular dez vezes mais energia.

De acordo com a Lamborghini, este supercapacitor é três vezes mais potente do que uma bateria com o mesmo peso e três vezes mais leve do que uma bateria, situando-se integrado no chassis entre o cockpit e o compartimento do motor para distribuição de peso aperfeiçoada. Todo o sistema elétrico do módulo híbrido, sendo compacto, pesa 34 kg.

Graças ao baixo peso geral e à potência, o Sián acelera dos zero aos 100 km/h em menos de 2,8 segundos, podendo atingir uma velocidade de ponta acima dos 350 km/h. Ou seja, é o Lamborghini de produção em série mais veloz de sempre.

Regeneração avançada

O Sián apresenta também um sistema de travagem regenerativa altamente avançado, especialmente desenvolvido pela Lamborghini, recarregando o supercapacitor cada vez que o veículo trava. A energia acumulada fica imediatamente disponível como ‘boost’ de potência, aumentando o binário em aceleração até aos 130 km/h, quando o motor elétrico se desconecta automaticamente, sendo por isso 10% mais rápido do que um veículo sem esse sistema.

“Os momentos em que a quebra de binário e a desaceleração são sentidas nas transições de caixa de um veículo com motor de combustão tradicional são eliminados pelo aumento do binário proporcionado pelo motor elétrico: o piloto apenas vai sentir o impulso da aceleração, eliminando qualquer possível solavanco desconfortável”, refere a Lamborghini.