Como o sistema MBUX vai mudar a vida a bordo dos Mercedes-Benz

05/02/2018

O novo Classe A da Mercedes-Benz traz consigo uma importante novidade tecnológica na forma do sistema multimédia MBUX, que mais não é do que o acrónimo para Mercedes Benz User Experience, que garante um novo patamar de interatividade entre o condutor e o automóvel.

Vai ser preciso experimentar para atestar da eficácia do sistema, mas está prometido um nível de inteligência artificial que estabelece novos padrões no diálogo… vocal com a máquina. “Hey, Mercedes…” e há muitas ordens com resposta, desde a navegação a um desabafo como “tenho frio”… Nem o topo de gama da casa alemã, o Classe S, vai ainda tão longe.

Estas maravilhas da eletrónica do nosso mundo novo digital estão espelhadas num espetacular ecrã digital com 50 cm que domina o habitáculo (e as atenções). Todos falam dele, símbolo ou espécie de grande gadget do Classe A. Nem todos serão iguais, haverá três níveis, ainda que lhes sejam comuns dois “espaços” de informação em outros tantos ecrãs.

E claro, também de outras “maravilhas” ligadas a um futuro que parece inevitável. O Classe A tem capacidades de condução semi-autónomas, em certas condições. Mas o Active Distance Assist Distronic e a assistência de direção ativa mantêm a velocidade e a distância seguras e antecipam curvas, cruzamentos e rotundas. Radar e câmara têm um alcance de 500 metros.

A assistência à manutenção na faixa de rodagem (Active Lane Assist) faz o resto, assim as linhas da estrada o permitam, e a travagem de emergência (Emergency Stop Assist e Active Brake, este de série) garante o resto em termos de segurança. Quase vulgaridades destes tempos e, seguramente, banalidades futuras quando sabemos que a democratização da tecnologia será natural.

Tudo isto para valorizar um automóvel que, depois de começar “torto” (a marca hoje até se dá o luxo de brincar com o famigerado teste do Alce e não teve problemas em recordar essa hora difícil em Amesterdão), se tornou um caso sério depois da revolução no design que marcou o modelo agora substituído.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.