A gama Enyaq da Skoda recebe uma nova linha de equipamento de topo, a L&K (de Laurin e Klement), que vai buscar inspiração aos fundadores da marca e que conta com diversos elementos especiais de série. A nova linha de topo estará disponível para ambas as carroçarias do Enyaq, incluindo também a versão Coupé.

Inspirada na tradição da Skoda, esta variante com o nome dos fundadores da empresa automóvel checa, Václav Laurin e Václav Klement, distingue-se por características específicas de design exterior e interior, a que se junta ainda o vasto leque de equipamento de série.

Mas não é tudo: o Enyaq L&Q apresenta ainda diversas melhorias técnicas, incluindo um novo conjunto de bateria e motor com potência acrescida de 210 kW/286 CV, no caso da versão 85x com tração integral. O Enyaq L&K 85 com tração traseira acelera dos zero aos 100 km/h em 6,7 segundos, o que é quase dois segundos mais rápido do que o anterior Enyaq iV 80 com tração traseira. A velocidade máxima é agora de 180 km/h e a autonomia máxima no ciclo WLTP aumentou para 570 quilómetros.

Por seu turno, o Enyaq L&K 85x com tração integral acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos e a sua autonomia aumenta para 550 quilómetros. A curva de carga da bateria foi otimizada e permite carregar o Enyaq L&K de dez a 80% da sua capacidade em menos de 30 minutos.

Elegância reforçada

O Skoda Enyaq L&K é visualmente reconhecível pelos detalhes exclusivos em Platinum Grey nos para-choques específicos do modelo, bem como no difusor e espelhos retrovisores externos. As saias laterais são pintadas na cor da carroçaria, enquanto as molduras das janelas e as grelhas de tejadilho têm acabamento cromado – tal como a moldura da grelha Skoda, que apresenta a ‘Face Cristal’ iluminada por 131 LED de série.

O equipamento de série também inclui faróis LED matrix, que evitam encandear os carros que circulam em sentido contrário, e luzes traseiras totalmente em LED. Os vidros laterais traseiros e o vidro traseiro são escurecidos (“Sunset”).

Contam também com jantes de liga leve específicas de 20 polegadas ou, como opção, de 21 polegadas e o emblema L&K nos guarda-lamas dianteiros. De fora fica a designação ‘iV’, naquela que será uma medida a aplicar nos outros modelos 100% elétricos da Skoda a lançar daqui em diante.

Para o interior desta versão, a marca checa propõe duas linhas específicas de design. A Seleção de Design L&K Shell com estofos em pele bege é de série. A opcional L&K Black apresenta estofos em pele preta. Os bancos dianteiros com funções de ventilação e massagem, exclusivos da versão L&K, estão incluídos de série em ambas as versões. Os pedais têm visual distinto em alumínio.

Nova função de pré-aquecimento para os L&K e demais

O Enyaq Laurin & Klement está equipado com o mais recente software para veículos ME4, que será incluído em todos os modelos da família Enyaq produzidos a partir do final deste ano. O novo software introduz melhorias e novas funcionalidades, destacando-se a função de pré-aquecimento, que coloca a bateria a uma temperatura ótima antes do início do carregamento. Existem dois modos à escolha e o processo pode ser iniciado manualmente, premindo um botão no ecrã central de infoentretenimento. No modo automático, ocorre sem o envolvimento do condutor quando o veículo está a caminho de um posto de carregamento rápido, com base nos dados do sistema de navegação.

Nova interface de utilizador para maior simplicidade

Tal como o Enyaq L&K, todos os futuros modelos Enyaq com a nova versão de software apresentam uma interface de utilizador melhorada. A renovada interface de utilizador reflete o novo Skoda CI e as novas cores da marca são também utilizadas no menu de infoentretenimento, no Virtual Cockpit e no head-up display. Além disso, a Skoda renovou também toda a estrutura do menu do sistema de infoentretenimento, que agora vem com três botões básicos apresentados em três cantos do ecrã. Tocar no ícone no canto superior esquerdo dá acesso às definições do veículo, enquanto as aplicações estão disponíveis no canto inferior direito. Um toque no canto inferior esquerdo leva o condutor ao ecrã inicial redesenhado.

Os condutores podem configurar até cinco atalhos favoritos para controlar as funções do veículo – como o Assistente de Faixa de Rodagem, o aquecimento do para-brisas ou a função de recirculação do ar. Estes estarão então diretamente acessíveis na parte superior do ecrã. Além disso, até três aplicações – como a navegação, o menu do telemóvel ou o leitor multimédia – podem ser ativadas através da barra na parte inferior do ecrã.

O software do veículo ME4 também traz novos mapas de navegação para a família Enyaq. Estes oferecem submenus de navegação reposicionados e uma secção de mapas maior. O menu de controlo do sistema de ar condicionado do veículo foi simplificado, a página de visão geral simplificada torna a operação ainda mais intuitiva.

Por fim, noutros detalhes, a luz de presença nas portas dianteiras é nova, com os projetores LED nos espelhos retrovisores exteriores a exibirem agora um logótipo ‘Welcome’ em vez das letras Skoda no chão. Também o sistema de acesso sem recurso à chave (‘Kessy’) ganha um novo atributo. Agora, este sistema tranca automaticamente as portas quando o proprietário se afasta do veículo com o transmissor de rádio. O estado da porta trancada é confirmado com um sinal acústico da buzina do sistema de alarme.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.