Inspirada na tradição da Skoda, esta variante com o nome dos fundadores da empresa automóvel checa, Václav Laurin e Václav Klement, distingue-se por características específicas de design exterior e interior, a que se junta ainda o vasto leque de equipamento de série.
Mas não é tudo: o Enyaq L&Q apresenta ainda diversas melhorias técnicas, incluindo um novo conjunto de bateria e motor com potência acrescida de 210 kW/286 CV, no caso da versão 85x com tração integral. O Enyaq L&K 85 com tração traseira acelera dos zero aos 100 km/h em 6,7 segundos, o que é quase dois segundos mais rápido do que o anterior Enyaq iV 80 com tração traseira. A velocidade máxima é agora de 180 km/h e a autonomia máxima no ciclo WLTP aumentou para 570 quilómetros.
Por seu turno, o Enyaq L&K 85x com tração integral acelera dos zero aos 100 km/h em apenas 6,2 segundos e a sua autonomia aumenta para 550 quilómetros. A curva de carga da bateria foi otimizada e permite carregar o Enyaq L&K de dez a 80% da sua capacidade em menos de 30 minutos.
Elegância reforçada
O Skoda Enyaq L&K é visualmente reconhecível pelos detalhes exclusivos em Platinum Grey nos para-choques específicos do modelo, bem como no difusor e espelhos retrovisores externos. As saias laterais são pintadas na cor da carroçaria, enquanto as molduras das janelas e as grelhas de tejadilho têm acabamento cromado – tal como a moldura da grelha Skoda, que apresenta a ‘Face Cristal’ iluminada por 131 LED de série.O equipamento de série também inclui faróis LED matrix, que evitam encandear os carros que circulam em sentido contrário, e luzes traseiras totalmente em LED. Os vidros laterais traseiros e o vidro traseiro são escurecidos (“Sunset”).
Contam também com jantes de liga leve específicas de 20 polegadas ou, como opção, de 21 polegadas e o emblema L&K nos guarda-lamas dianteiros. De fora fica a designação ‘iV’, naquela que será uma medida a aplicar nos outros modelos 100% elétricos da Skoda a lançar daqui em diante.
Para o interior desta versão, a marca checa propõe duas linhas específicas de design. A Seleção de Design L&K Shell com estofos em pele bege é de série. A opcional L&K Black apresenta estofos em pele preta. Os bancos dianteiros com funções de ventilação e massagem, exclusivos da versão L&K, estão incluídos de série em ambas as versões. Os pedais têm visual distinto em alumínio.
Nova função de pré-aquecimento para os L&K e demais
Nova interface de utilizador para maior simplicidade
Tal como o Enyaq L&K, todos os futuros modelos Enyaq com a nova versão de software apresentam uma interface de utilizador melhorada. A renovada interface de utilizador reflete o novo Skoda CI e as novas cores da marca são também utilizadas no menu de infoentretenimento, no Virtual Cockpit e no head-up display. Além disso, a Skoda renovou também toda a estrutura do menu do sistema de infoentretenimento, que agora vem com três botões básicos apresentados em três cantos do ecrã. Tocar no ícone no canto superior esquerdo dá acesso às definições do veículo, enquanto as aplicações estão disponíveis no canto inferior direito. Um toque no canto inferior esquerdo leva o condutor ao ecrã inicial redesenhado.
Os condutores podem configurar até cinco atalhos favoritos para controlar as funções do veículo – como o Assistente de Faixa de Rodagem, o aquecimento do para-brisas ou a função de recirculação do ar. Estes estarão então diretamente acessíveis na parte superior do ecrã. Além disso, até três aplicações – como a navegação, o menu do telemóvel ou o leitor multimédia – podem ser ativadas através da barra na parte inferior do ecrã.
O software do veículo ME4 também traz novos mapas de navegação para a família Enyaq. Estes oferecem submenus de navegação reposicionados e uma secção de mapas maior. O menu de controlo do sistema de ar condicionado do veículo foi simplificado, a página de visão geral simplificada torna a operação ainda mais intuitiva.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.