Antes de revelar o exterior dos novos Kodiaq e Superb, a Skoda ‘levantou o véu’ sobre o interior de ambos os modelos, destacando-se o cockpit digital com dois ecrãs, incluindo um de 12.9” para o sistema multimédia, e a opção por novos materiais e maior funcionalidade geral.

A marca checa ainda não revelou os novos modelos, mas o interior já está à vista. O habitáculo dos Kodiaq e Superb de nova geração reforça o aspeto tecnológico com novos ecrãs para o painel de instrumentos (de 10.25”) e de infoentretenimento, este com 12.9” e posicionamento de aparência flutuante.

O espaço foi também ampliado e modernizado, graças à mudança de sítio da alavanca para a caixa automática (DSG), que surge agora acoplada à coluna de direção. Desta forma, há mais espaço na consola central para arrumação de pequenos objetos entre os passageiros da frente.

A Skoda introduz também o sistema ‘Smart Dials’ de comandos no tablier, combinando o melhor de dois mundos: botões físicos rotativos, mas com mostradores no seu interior, oferecendo uma resposta háptica à pressão. Estes três botões abaixo do sistema de infoentretenimento contam com pequenos ecrãs digitais de 32 mm para comandar ajustes associados com a climatização.

Os dois mais junto aos passageiros dianteiros comandam a temperatura interior e as funções de aquecimento e ventilação dos bancos, mostrando a função ativa. O botão ao centro é personalizável pelo condutor (a partir do ecrã tátil central de 12.9”) e comanda até quatro funcionalidades diferentes, como o volume do áudio, a velocidade da climatização, direção do ar, ar condicionado inteligente, modos de condução e zoom do mapa de navegação.

Funcionalidade reforçada

Fazendo jus à sua filosofia de soluções inteligentes para o dia-a-dia, a Skoda reforça algumas comodidades a bordo, como o sistema Phone Box com carregamento rápido sem fios até 15 kW (para até dois smartphones no caso do Kodiaq), além de função de arrefecimento ativo.

Os passageiros contam ainda com até quatro portas USB-C com potência de 45 kW, bem como uma porta USB-C de 15 kW no espelho retrovisor. O novo Kodiaq estará disponível com bancos ergonómicos com função de massagem. Tanto o Kodiaq, como o Superb, contam com funções de aquecimento nos bancos, volante, para-brisas e óculo traseiro. O raspador de gelo e o guarda-chuva integrado nas portas também voltam a figurar na lista de equipamento e de soluções presentes nos novos Kodiaq e Superb.

Pelo lado da sustentabilidade, a Skoda reforça a sua postura ecológica com material de revestimento do interior proveniente de materiais 100% reciclados.

Continuando a abordagem de outros modelos, as linhas de equipamento tradicionais foram substituídas pelo conceito Design Selections: no Kodiaq, os clientes podem optar por Loft, Lounge ou ecoSuite em Black ou Cognac, com têxteis fabricados a partir de poliéster 100% reciclado. O couro da Design Selection ecoSuite beneficia de um processo de tratamento ecológico que utiliza resíduos da transformação de grãos de café.

Para o Superb de quarta geração, o nível de acabamento Essence inclui a Design Selection Studio, com opções para o nível de acabamento Selection que incluem Loft e Lounge, bem como a Design Selection Suite em Black e Cognac. O modelo de topo L&K amplia a oferta com a Design Selection L&K Suite em Black e Cognac, com couros curtidos de forma sustentável utilizando águas residuais do processamento da azeitona.

Os novos modelos serão revelados em breve, prometendo um design mais moderno e mais tecnologia, aproveitando as potencialidades da plataforma MQB Evo para receber versões a combustão e híbrida plug-in.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.