A Skoda revelou o seu plano de produto para o futuro, antevendo as silhuetas dos seus próximos modelos, incluindo para as novas gerações do Superb, Kodiaq e Elroq, o sucessor do Karoq com motorização 100% elétrica.

Durante o evento ‘Let’s Explore’, dedicado a conhecer os futuros modelos da marca checa, a Skoda revelou os sucessores do Superb (versões berlina e carrinha) e do seu SUV de topo, o Kodiaq, além de outros projetos. Porém, a marca não revela as versões definitivas, mas apenas as silhuetas dos novos automóveis, com os Superb e Kodiaq entre os destaques do ano da marca, assinalados por lançamentos mundiais individuais este outono.

Cada modelo terá novas características, tecnologia avançada e um interior completamente redesenhado. A quarta geração Superb vai estar novamente disponível na vertente berlina e uma versão carrinha extremamente espaçosa. A nova geração do modelo emblemático será produzida na fábrica do Grupo Volkswagen em Bratislava, Eslováquia. A nova geração do Kodiaq será construída na fábrica de Kvasiny, na República Checa, também a casa da sua antecessora.

Ambos os automóveis oferecerão motores modernos e eficientes a gasolina e Diesel, bem como modelos plug-in e mild hybrid.

“O Superb e o Kodiaq são duas importantes referências da gama de modelos da Skoda, motivo pelo qual é tão especial para nós apresentar as novas gerações das duas séries de modelos este outono. O Superb é a referência do nosso portefólio de motores de combustão interna (ICE) e continuará a estabelecer padrões de conforto e espaço na sua quarta geração, tanto nos formatos sedan como break”, começa por dizer Klaus Zellmer, CEO da Skoda Auto.

“A segunda geração Kodiaq eleva a segurança, tecnologia e versatilidade ao próximo nível. Continuamos a oferecer o melhor de dois mundos e a satisfazer as necessidades dos nossos clientes, sendo que ambos os modelos vão estar disponíveis nas versões plug-in e mild hybrid”, acrescenta.

Entra o Elroq, sai o Karoq

Além dos renovados Enyaq e Enyaq Coupé, previstos para 2025, em linha com a nova linguagem de design ‘Modern Solid’, a Skoda pretende introduzir quatro novos veículos elétricos: um pequeno como SUV de entrada, um compacto que será chamado de Elroq, uma carrinha e um SUV espaçoso mais, que será a versão de produção do Vision 7S Concept.

O primeiro a chegar será o compacto, em 2024, denominado oficialmente Elroq, com cerca de 4,50 metros de comprimento e uma combinação de dimensões exteriores compactas e um interior prático e espaçoso. Como modelo 100% elétrico, será o sucessor direto do Karoq, ampliando o leque de modelos de estilo SUV da Skoda.

A carrinha, prevista para 2026, desempenhará um papel fundamental entre os quatro novos modelos. Com cerca de 4,70 metros de comprimento, será o primeiro automóvel com carroçaria station wagon totalmente elétrico da marca.

Note-se que a Skoda terá um investimento total de 5.6 mil milhões de euros em mobilidade elétrica até 2027.

Combustão interna mantém-se (ainda)

Apesar da crescente aposta nos elétricos, a Skoda manterá alguns modelos equipados com motores de combustão interna para um papel fundamental durante a transição para a mobilidade elétrica. A atual carteira de modelos irá beneficiar de atualizações abrangentes, com vista à melhoria da eficiência geral. Além dos já indicados Superb e Kodiaq, também os Octavia, Kamiq e Scala, deverão ser renovados num futuro próximo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.