O maior de todos os Smart será um SUV 100% elétrico para concorrer com as referências mais elitistas do segmento B. O lançamento está confirmado para 2022, mas a revelação oficial do protótipo acontece já em setembro, no Salão Automóvel de Munique.

Em contagem decrescente para a apresentação, a Smart revelou mais uma imagem do modelo que vai partilhar a base rolante com o anunciado Volvo XC20.

Ainda conhecido apenas pelo nome de código HX11, o SUV elétrico da Smart vai apostar fortemente na personalização, com várias possibilidades de combinações de cores para a decoração da carroçaria, sabendo-se também que irá ostentar o emblema da marca nos pilares mais recuados e contar com a solução de puxadores das portas escamoteáveis, como no rival DS 3 Crossback.

O protótipo que fará a estreia no certame automóvel alemão terá cerca de 4 metros de comprimento e dimensões muito aproximadas às do Mini Countryman (outro concorrente), oferecendo cotas interiores desafogadas para o transporte de cinco ocupantes e alguma bagagem.

As primeiras informações (não oficiais) apontam para a aposta num motor elétrico de colocação traseira com até 272 cv de potência, associado a uma bateria de 70 kWh de capacidade para cerca de 500 km de autonomia (NEDC).

O primeiro SUV da smart é um produto que resulta da ‘joint venture’ celebrada entre a chinesa Geely e a Mercedes-Benz, está confirmado sobre a plataforma modular SEA (Sustainable Experience Architecture), que serve vários veículos da Lynk & Co e, muito brevemente, da Volvo.

A Mercedes-Benz deverá ficar encarregue do design do vindouro, enquanto a Geely se ocupará do desenvolvimento técnico e da produção na fábrica chinesa de Xi’na, juntamente com os novos EQ Fortwo e EQ Forfour.

Daniel Lescow, vice-presidente de vendas globais do fabricante do grupo Daimler, foi o primeiro a partilhar no Linkedin detalhes do novo modelo, que define como “o novo alfa na selva urbana”.

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