A Ford regressou ao conceito de veículos comerciais fora de série com a apresentação no Festival de Goodwood de uma nova SuperVan elétrica, com 2000 CV de potência e construção inspirada na competição. Um furgão que é capaz de competir com os melhores superdesportivos do mundo, demorando menos de dois segundos a chegar aos 100 km/h.

A Ford Pro SuperVan Elétrica utiliza todo o potencial de desempenho da propulsão elétrica e da conectividade melhorada para alcançar a mais elevada performance de sempre de um furgão Ford, sublinhando o enorme empenho na eletrificação que a marca está a realizar.

Quatro motores elétricos, uma bateria com refrigeração líquida de 50 kWh e um sistema de controlo específico resultam numa potência de cerca de a 2000 CV para uma aceleração de zero aos 100 km/h inferior a dois segundos.

O desempenho de um chassis especificamente concebido para o efeito e apto a andar em pista, integrando componentes da recentemente apresentada E-Transit Custom – a primeira versão 100% elétrica do furgão – é complementado pela tecnologia Ford SYNC 4, com touchscreen integrado na cabina, herdada de modelos Ford de estrada, bem como funcionalidades adicionais para controlo das aptidões únicas da SuperVan Elétrica.

A conectividade melhorada mantém o condutor informado e permite a transmissão de dados em tempo real para gestão remota de veículos e desempenho otimizado, tal como os serviços integrados que podem acelerar a produtividade de mais de 125.000 clientes Ford Pro em toda a Europa. As tecnologias dos modos de condução selecionáveis e de travagem regenerativa, semelhantes às dos veículos elétricos Ford de produção corrente, estão também presentes.

O impressionante veículo de demonstração 100% elétrico foi desenvolvido em segredo pela equipa global da Ford Performance e pela STARD, empresa austríaca especializada em veículos de competição e carros de rali eletrificados, com o design exterior a cargo da equipa de Design da Ford em Colónia, na Alemanha.

Historial de excelência

A primeira SuperVan da Ford foi revelada em 1971 e apresentava um motor em posição central, retirado do Ford GT40 vencedor de Le Mans, originando uma Transit Mk1 diferente de todas outras. A fórmula foi elevada para outro patamar na SuperVan 2, uma versão em fibra de vidro da Transit Mk2 foi montada sobre a monocoque e o V8 Cosworth de 590 CV do carro de competição Ford C100. Este conceito renasceu mais tarde no facelift da Transit Mk3 (SuperVan3), equipado com um motor Cosworth HB de 650 CV utilizado pelos carros de Fórmula 1 da época.

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