A Volkswagen revelou o seu novo modelo para a família ID., que se prevê totalmente elétrica e que terá no ID.3 o seu primeiro integrante, já em junho. O ID.4 evolui a partir do concept ID. Crozz, revelado no ano passado, mostrando uma agora a sua imagem quase de produção em série.

O novo ID.4 será também lançado este ano, sendo o segundo automóvel elétrico da marca alemã a ter por base a plataforma elétrica MEB, assumindo também um formato bastante cuidado em termos aerodinâmicos, naquele que é um desafio fundamental para os fabricantes, que procuram diminuir o atrito para chegar a uma maior autonomia. No caso do ID.4, a autonomia esperada é de 500 quilómetros, embora tal esteja dependente do estilo de condução.

Este SUV será inicialmente lançado com tração traseira, esperando-se posteriormente a chegada de uma versão com tração integral. A bateria de alta-voltagem, montada em posição central e baixa, favorece a distribuição de pesos e o centro de gravidade, bem como o espaço a bordo. O habitáculo destaca-se pela digitalização, com bastantes superfícies táteis e inteligentes, bem como controlos por voz.

“Tal como o ID.3, o ID.4 também chegará ao mercado como um veículo neutro nas emissões de carbono. Vamos produzir e vender o ID.4 na Europa, China e Estados Unidos”, referiu Ralf Brandstätter, responsável de operações da marca alemã aquando da revelação do ID.4 em conferência virtual após o cancelamento do Salão de Genebra.

A Volkswagen pretende demonstrar o seu compromisso com a mobilidade sustentada e disseminar a eletrificação pela sua gama, mesmo nas comuns, como é o caso do Touareg R, que terá uma uma mecânica Plug-in híbrida com 462 CV de potência. Assume a aliança entre um motor de combustão interna V6 TSI de 340 CV e um motor elétrico de 136 CV (100 kW). A bateria de alta-voltagem com 14.1 kWh de capacidade permite condução sem emissões até aos 140 km/h.

O conjunto é composto ainda por uma caixa automática Tiptronic de oito velocidades e sistema de tração integral 4Motion permanente. Existe ainda um diferencial autoblocante bloqueável com distribuição de binário que pode ser repartida num máximo de 70% para a frente ou de 80% para trás.

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