Apresentado como um modelo de topo de gama, o novo Tarraco é também apontado como um modelo versátil fora do asfalto. Em Barcelona, pudemos também comprovar as capacidades do modelo com tração integral 4Drive num pequeno percurso desenhado para o efeito.
Sem ser um todo-o-terreno dedicado, o novo Tarraco mostra capacidades adequadas para fazer face a pequenas dificuldades fora do asfalto, com o sistema de tração integral 4Drive a possibilitar a saída de situações mais complicadas em que a motricidade seja mais limitada, conforme ficou comprovado no ensaio a que a marca deu o nome de ‘parkour’ em Barcelona.
Além da capacidade de distribuir a tração de forma inteligente pelos dois eixos, o Tarraco também conta com alguns sistemas pensados para o efeito, em associação com os dois modos exclusivos para as versões 4Drive e que podem ser selecionados a partir do comando rotativo na consola central. Estes permitem, por exemplo, que se ative o controlo de velocidade em descida, que mantém a velocidade controlada em descidas íngremes.
Outra funcionalidade interessante é a que permite recorrer às câmaras exteriores para controlar o posicionamento do veículo face aos obstáculos exteriores, havendo até câmaras nos espelhos que permitem ao condutor perceber qual a distância da roda para um determinado obstáculo. Útil em todo-o-terreno e também para não estragar as jantes de 18″ em passeios.
Recorde-se que o Tarraco conta com quatro motorizações no lançamento, em fevereiro, com duas opções a gasolina (1.5 TSI de 150 CV com caixa manual e tração dianteira e 2.0 TSI de 190 CV com caixa DSG7 e tração 4Drive) e duas Diesel (ambas 2.0 TDI, de 150 e de 190 CV, a menos potente com possibilidade de contar com caixa DSG7 e 4Drive).