Mais do que apenas um SUV de estilo coupé, logo, mais dinâmico, o novo CUPRA Tavascan é também mais um passo decidido da marca catalã rumo à eletrificação plena, naquilo que define como “impulso imparável” para os motores 100% elétricos. Além disso, remete também para a nova linguagem de estilo da CUPRA, que será aplicada a futuros modelos elétricos.

Primeiro SUV coupé puramente elétrico da CUPRA e o segundo modelo totalmente elétrico da marca depois do Born, o novo Tavascan, revelado no final de semana passada, em Berlim, traduz o impulso para a nova linguagem de design da marca, orientado para a nova era da mobilidade: consciente, mas ao mesmo tempo capaz de oferecer emoções fortes ao condutor.

Derivado diretamente do concept Tavascan, apresentado no Salão de Frankfurt em 2019, onde foi apresentado sob o lema “the brand’s dream” (o sonho da marca), o novo SUV coupé leva a viagem de eletrificação da CUPRA numa nova direção, repetindo a ideia de que se trata de um impulso exponencial para criar veículos emotivos que quebram as regras convencionais e que apontam a uma nova geração de amantes de automóveis.

“A viagem da marca para a eletrificação é o seu impulso imparável – está no centro de tudo o que fazemos. A CUPRA está a transformar-se em direção a uma marca totalmente eletrificada até 2030. São muitos os automóveis elétricos puramente racionais a chegar ao mercado. Não é esse o objetivo da CUPRA”, referiu Wayne Griffiths, CEO da CUPRA.

“Em 2019, tivemos uma visão para reinventar a eletrificação. Com o Tavascan, queremos mostrar que este não é um automóvel que responde a uma mudança, mas sim um que a cria. Nessa altura, talvez fosse apenas um sonho. Agora, com o CUPRA Tavascan, o nosso sonho torna-se realidade”, complementou o irreverente CEO da marca, também ela conhecida pela sua irreverência, arrojo e parcerias ligadas à área do ‘lifestyle’, como sucede com o padel, moda, ou com a cantora Rosalía.

Atualmente com apenas um automóvel 100% elétrico, mas muitos eletrificados por via da tecnologia plug-in, a CUPRA prepara uma ofensiva nesse mesmo sentido, reforçando a sua gama de automóveis eletrificados. Ao Tavascan irão juntar-se os Terramar e UrbanRebel, além da renovação da atual gama de produtos.

Design atlético

O design exterior assinala a entrada numa nova era para a CUPRA, com o Tavascan a assumir proporções atléticas e desportivas. A partir da frente, a iluminação de matriz LED com a assinatura visual de três triângulos é imediatamente reconhecível e será uma das principais imagens de marca dos futuros automóveis da companhia de Martorell. Assim o define também Jorge Diez, Diretor de Design da CUPRA, para quem é “mais importante ter um modelo que arrebate uns quantos, do que agrade a todos, arriscando assim perder a alma do modelo ou da marca”.

Já o interior aproxima-se ao conceito de uma peça de arquitetura graças ao caráter da espinha dorsal central, em conjunto com as finas saídas de ar, quase invisíveis, a que se junta ainda uma elevada vertente tecnológica com os ecrãs digitais a bordo. O destaque vai para o ecrã central tátil de 15″ – o maior até de sempre num modelo da CUPRA – que é altamente personalizável e incorpora um Human Machine Interface (HMI) recentemente concebido e desenvolvido.

O CUPRA Tavascan também integra pela primeira vez um sistema de som de alta-fidelidade com 12 altifalantes desenvolvido em colaboração com a empresa de áudio premium Sennheiser.

Performance e desempenho

Produzido com base na plataforma MEB do Grupo Volkswagen, o CUPRA Tavascan integra as mais recentes tecnologias – motor, chassis, conectividade, segurança e conforto – num pacote concebido para uma nova geração de condutores.

Estará disponível com dois níveis de potência: Endurance de 210 kW/286 CV e VZ de 250 kW/340 CV, esta última com configuração de motor duplo e tração integral. Também fornece capacidade suficiente para uma autonomia de cerca de 550 quilómetros (estimativas) graças ao conjunto de baterias de 77 kWh de capacidade útil. A versão mais potente acelera dos zero aos 100 km/h em meros 5,6 segundos. Já 30 minutos bastam para repor da bateria de 10 a 80%.

Idealizado como um SUV emocional e orientado para a condução, o CUPRA Tavascan apresenta a tecnologia de chassis dinâmico DCC Sport, suspensão desportiva e direção progressiva. Estes atributos e a adição de pneus de elevada performance instalados em jantes de liga leve forjadas de 21” são apontados como elementos diferenciadores para uma condução emotiva.

A segurança leva também uma nota elevada, já que dispõe de um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor, como a nova versão do Connected Travel Assist, que melhora o desempenho do sistema através dos dados recebidos da Cloud – especialmente em estradas mal sinalizadas. A mudança automatizada de faixa está também disponível, possibilitando dar um novo passo em frente em termos de conforto ao conduzir em autoestradas. O CUPRA Tavascan também inclui funcionalidades avançadas de apoio ao estacionamento, incluindo assistência ao estacionamento remoto (RPA).

Concebido e desenvolvido em Barcelona, o CUPRA Tavascan será produzido na fábrica de Anhui do Grupo Volkswagen na China, um centro de inovação global de vanguarda para a mobilidade elétrica. Será lançado em 2024, com um objetivo de vendas superior a 50.000 unidades por ano.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.