O Tesla Model 3 é o veículo elétrico usado que chega com mais problemas aos centros de inspeção alemães.
O relatório anual da TÜV, a associação de inspeção técnica alemã, afirma que o Tesla Model 3 é o veículo elétrico usado que tem mais problemas.
De acordo com os dados, 14,2% dos Tesla Model 3 com 2-3 anos inspecionados tem problemas. O Renault Zoe é o modelo que vem logo a seguir e apenas 8,9% das unidades tinham problemas.
Já para os veículos com 4-5 anos, a taxa de Model 3 com problemas sobre substancialmente, para 19,7%.
O automóvel da marca norte-americana apresenta a pior classificação do conjunto dos automóveis inspecionados na Alemanha, e não apenas do segmento dos automóveis elétricos.
Os dados do relatório indicam que os problemas de fiabilidade do Tesla Model 3 se centram fundamentalmente nas luzes, travões e suspensão.
“Mesmo a alta quilometragem não pode esconder o baixo desempenho do Model 3. Além de defeitos nos travões e eixos, o Tesla também apresenta um número particularmente grande de defeitos de iluminação. Isso demonstra um déficit em serviço e manutenção”, disse Joachim Bühler, diretor administrativo da Associação TÜV, na apresentação do relatório.
Todos os veículos em circulação nas estradas alemãs devem ser submetidos a uma inspeção a cada 24 meses, depois de terem atingido os três anos de idade.
Nos automóveis elétricos, o Volkswagen E-Golf é o modelo que apresenta menos problemas, com 3,4%, logo seguido do Hyundai Kona Elektro (o Hyundai Kawai em Portugal), com 4%.
No global, o veículo usado com 2-3 anos mais bem classificado nas inspeções na Alemanha foi o Honda Jazz. Em todas as outras faixas etárias, o relatório da TÜV aponta o Porsche 911 Carrera como o veículo que apresenta menos problemas.