O Tesla Model 3 ainda não está à venda na Europa, mas quando chegarem os primeiros modelos, também deverá vir acompanhado da nova variante Performance, pensada para oferecer ao condutor muito mais diversão ao volante que qualquer outros dos modelos elétricos da marca americana.
E embora não tenha um modo “Ludicrous”, esta versão desportiva do Model 3 promete ter algo ainda melhor: um “Track Mode” feito para o condutor poder explorar os limites do seu carro, como se estivesse em pista.
Pegando no controlo de tração que já está presente em todos os Tesla, a marca fez algumas alterações ao modo como controlar a força exercida sobre cada roda. Em vez de usar um controlo de estabilidade, o sistema de controlo de tração usa diretamente a potência dos motores elétricos para regular a estabilidade do carro, mantendo sempre a potência do motor no modo ideal para o condutor acelerar mais depressa à saída das curvas sem perder o controlo.
Para tornar o Tesla Model 3 Performance mais interessante para o condutor, o seu sistema de controlo de tração passou a contar com várias funções novas, incluindo força anti-rolamento, que distribui a potência do motor entre o eixo dianteiro e o eixo traseiro conforme a necessidade, até um máximo de 100 por cento para cada, avaliando o comportamento do condutor para determinar as suas intenções. Também melhora a regeneração de travagem, aproveitando até o levantar do pé, de modo a que o condutor se concentre na aceleração e esteja menos preocupado com a travagem.
Como os motores vão ser levados mais vezes ao limite, o que pode gerar sobreaquecimento, o Model 3 recebeu um sistema de refrigeração melhorado, para reduzir a temperatura da bateria, mas também para permitir andar mais tempo nos limites sem correr o risco de aquecer muito. Finalmente, o sistema de assistência de travagem permite reaproveitar a potência para melhorar a aceleração em curva sem perder tração.