Líder mundial no segmento E/D, o Toyota Camry chega a Portugal, na sua oitava geração, para disputar o trono dos modelos de topo. O motor híbrido de 2,5 litros e 218 cv de potência combinada é a grande arma
Há muito que a Toyota tinha a ambição de voltar a sentar um rei com o seu emblema no trono reservado aos modelos de topo do mercado. Com o novo Camry, apresentado em Split, na Croácia, a marca nipónica encontra um sério pretendente ao cargo real.
Estamos perante um modelo que conta já com oito gerações na Europa. Em Portugal, foi lançado no ano de 1982 e por cá fez carreira, apesar de ter sido descontinuado (ou renegado) em 2004. Mais importante ainda? Tem experiência como líder mundial, nos segmentos D e E, e é comercializado em mais de 100 países, onde já vendeu mais de 19 milhões de unidades.
Em 2019, e atento aos novos tempos, o Toyota Camry surge confiante e apenas com uma motorização híbrida. Não é por acaso. No nosso país, em 2018, neste segmento, os Hybrid PHEV representam 15,1% do mercado e os Hybrid outros 6,5%, estando, desta forma, entre as motorizações com maior potencial de crescimento.
Híbrido assumido
O Camry recorre à plataforma GA-K (a mesma do RAV4 e que assenta na TNGA) e beneficia de uma elevada rigidez torcional, de um baixo centro de gravidade, de uma suspensão traseira Duplo Wishbone e ainda de uma nova direção, mais direta. O conforto, a suavidade e a precisão dos movimentos foram algumas das virtudes que mais se destacaram durante os primeiros quilómetros a bordo deste modelo que equipa um motor 2.5 Hybrid Dynamic Force, com 218 cv de potência combinada. Será, de resto, a única motorização disponível. A aposta é exclusiva.
Segundo a marca, a eficiência térmica é de 41%, as e emissões variam entre 125 e 126 g/km (combinado) e os consumos médios, 5,6 l/100 km. O motor incorpora várias tecnologias avançadas da Toyota, incluindo VVT-i Dual com VVT-iE (Sistema inteligente de Tempo de Abertura/Fecho de Válvulas Variável com motor elétrico) e D-4S (versão superior do motor a gasolina de injeção direta a quatro tempos) para otimizar a potência, minimizar as emissões e favorecer a eficiência de combustível. O novo Sistema Híbrido da Toyota (THS II) integra a tecnologia Sequential Shiftmatic, que permite fazer as relações de caixa com a alavanca, na consola.
Estética real
Do exterior, o Toyota Camry exibe uma silhueta vanguardista e é ainda mais atraente do que as fotos deixam adivinhar. E o interior não é diferente. Espaçoso, dotado de materiais nobres, ou não aponte ao trono, e muito bem recheado em matéria de tecnologia.
No nosso país, o modelo vai alinhar-se em torno de três níveis de equipamento: o Exclusive, a versão mais elitista e que deverá representar 5% da procura; a Limousine (40%) e aquela que deverá ser a ex-líbris de vendas, a Luxury (55%). Esta última conta, entre muitos outros predicados, com espelho electrocromático, carregador sem fios, bancos em pele (preto ou bege), bancos dianteiros com ajuste elétrico e aquecidos, sensores de estacionamento inteligente, ecrã multimédia 8’’, sistema de navegação e abertura de bagageira por movimento.
O Toyota Camry estará à venda, em maio, por um preço que começa nos €43.990 da versão Exclusive, passa pelos €46.900 da Luxury, e termina nos €49.690 da Limousine.
Poderá parecer um pouco exagerado para um modelo da marca japonesa aproximar o seu valor dos €50.000, mas pesando os argumentos apresentados, tornar-se-á mais fácil de compreender. Nada deverá, em termos de competência, porventura, a outros concorrentes ao trono do poder, provenientes de outras latitudes. A garantia de sete anos, atribuída pela marca, parece atestar a confiança.