Melhor do que um Corolla, são dois Corolla diferentes. Esta é, pelo menos, a visão da Toyota, que irá apresentar no Salão de Paris, em outubro, a versão carrinha (Touring Sports) a juntar ao compacto de cinco portas.
Visual muito agressivo, mais funcionalidade e dinâmica de condução melhorada são as credenciais principais da marca nipónica para este seu novo modelo que se junta ao segmento das carrinhas de segmento C, um dos mais valiosos da Europa.
Concebida e desenvolvida na Europa (desenhada no recém-inaugurado Centro de Design em Zaventem na Bélgica), a carrinha Touring Sports é a carroçaria “para os que procuram um veículo com estilo, sem comprometer a versatilidade”, segundo a Toyota, que irá oferecer esta carrinha com uma nova motorização eletrificada 2.0 ‘full hybrid’ que se junta à motorização 1.8 também híbrida, dando início à sua estratégia de duas motorizações híbridas no mesmo modelo.
O que é? A nova carrinha da Toyota para o segmento C, com versatilidade ampliada e aptidões híbridas reforçadas com a estreia de um novo motor 2.0 litros de 180 CV.
A Corolla Touring Sports irá oferecer aos clientes apenas um motor convencional – uma unidade 1.2 turbo a gasolina com 116 CV – e duas opções eletrificadas ‘full hybrid’, sendo que ao conhecido bloco 1.8 de 122 CV junta-se agora um novo bloco 2.0 litros com 180 CV. A marca espera que, além do modelo mais conhecido com motorização silenciosa e com baixos custos operacionais, a variante de 180 CV permita também obter uma aura mais desportiva, tirando “o máximo proveito do conforto, estabilidade, e prazer de condução adicionais, inerentes da TNGA (Toyota New Global Architecture)”, a nova plataforma global da Toyota.
O novo Corolla conta com a suspensão dianteira MacPherson, uma nova suspensão traseira multilink, novos amortecedores e, pela primeira vez, a disponibilidade de suspensão variável adaptativa (AVS).
A Toyota refere ainda que o comportamento e a agilidade foram melhorados graças ao rebaixamento da posição do motor, à colocação mais baixa dos bancos e à localização da bateria híbrida sob os bancos traseiros. A conjugação destes fatores permite um baixo centro de gravidade.
A distância entre eixos é de 2700 mm, aumentando o espaço para pernas dos passageiros do banco traseiro do segmento, enquanto o espaço de carga é de 598 litros, com várias soluções para a acomodação prática e conveniente de bagagem.
Em termos de design, a dianteira tem um aspeto bastante agressivo, expondo a nova linguagem de desenho a que a Toyota dá o nome de “Catamaran Under Priority”, replicada na traseira pelas óticas integralmente em LED e um vidro traseiro inclinado.
O design dinâmico da Corolla Touring Sports é acentuado através de quatro esquemas de cores de dois tons, que estarão disponíveis aquando do lançamento. Este esquema de cores combina a cor da carroçaria, com um acabamento na cor preta da grelha inferior, dos pilares laterais e do tejadilho.
De série, nas versões mais equipadas e disponível como opção na restante gama, o novo Corolla conta com um leque abrangente de equipamentos de conforto e tecnologia (como é o caso do mostrador 3D, Head-Up Display, sistema de Audio premium da JBL, carregador de telemóvel sem fios ou o sistema multimédia tátil Toyota Touch) disponíveis para aumentar a qualidade de vida a bordo, tanto para o condutor, como para os restantes passageiros.
A apresentação está agendada para o Salão de Paris, em outubro, devendo este modelo chegar ao mercado nacional no início de 2019.