A família de modelos elétricos da Skoda vai crescer muito em breve com a chegada da versão coupé do Enyaq iV, uma variante de estilo mais dinâmico, mas que contempla as mesmas ideias e conceitos tecnológicos do SUV já lançado entre nós.

Caracterizado por uma secção traseira mais elegante, este SUV apresenta um coeficiente de arrasto de 0.247, sendo melhor do que o SUV de estilo clássico que já está no mercado. Este detalhe acaba por ter uma preponderância interessante na autonomia, que supera os 535 quilómetros com a bateria de maior capacidade. O tejadilho panorâmico surge de série nesta variante de carroçaria.

A distância entre eixos não se alterou (2765 mm), mas o comprimento total aumentou em 4 mm (para 4563 mm) e a altura em um milímetro (para 1617 mm). A largura (1879 mm) não se altera. A capacidade da bateria ascende aos 570 litros.

“Tivemos um excelente início nos mercados internacionais com o nosso porta-estandarte Skoda Enyaq iV. O veículo foi muito bem recebido pelos nossos clientes e quase 70.000 encomendas já foram feitas. No início de 2022, vamos subir a fasquia com o Enyaq Coupé iV: esta variante do nosso e-SUV é ainda mais emotiva e representa um ponto alto de design, juntando-se à nossa gama de topo”, afirmou Thomas Schäfer, CEO da Skod Auto.

Duas baterias, três variantes de potência

Tal como no SUV de aspeto mais tradicional, o coupé terá versões Enyaq iv 60, Enyaq iV 80, ambas com tração traseira, e Enyaq iV 80x, esta última com tração integral.

A bateria está alojada sob o piso, salvando espaço a bordo e baixando o centro de gravidade. No caso do modelo de entrada, o 60, a bateria tem 62 kWh de capacidade (58 kWh utilizáveis) com uma potência de 132 kW. O 80 conta com um motor de 150 kW e, com a bateria de 82 kWh (77 kWh utilizáveis), pode superar os 500 quilómetros de autonomia. Por fim, a versão 80x com a bateria de maior capacidade também alimenta um segundo motor elétrico de 80 kW no eixo dianteiro, possibilitando assim tração integral. Em conjunto, os dois motores debitam um total de 195 kW. O carregamento nos postos públicos pode ser feito a potências até 125 kW em tomadas DC.

Entre os equipamentos previstos encontra-se o tejadilho panorâmico de série, possibilidade de montar jantes de 19 a 21 polegadas e os faróis de Matriz LED (opcional), com módulos individuais de 24 LED, os quais podem ser controlados de forma individual para não encandear outros condutores durante a noite. Também os farolins podem receber tecnologia Full LED.

Na dianteira, o Enyaq iV Coupé pode receber também uma grelha luminosa denominada ‘Crystal Face’ com um total de 131 LED para uma aparência mais distinta.

No interior, que volta a apostar em ‘pacotes’ de design inspirados em ambientes e estilos de vida do quotidiano, a tónica está nos materiais sustentáveis e reciclados nalguns dos ‘pacotes’ de design. Tecnologicamente, o ecrã central de 13 polegadas é o ponto focal e centro de entretenimento com um novo sistema multimédia. A instrumentação é apresentada num ecrã de 5.3 polegadas, mesmo à frente do condutor, informando-o dos detalhes mais relevantes. Opcionalmente, pode equipar um head-up display com realidade aumentada.

O novo Enyaq iV Coupé deverá ficar disponível no mercado nacional no primeiro trimestre de 2022.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.