A Porsche celebra em 2023 o seu 75º aniversário e preparou como ‘prenda’ um protótipo inspirado no passado que pretende também fazer uma ponte para com o futuro, o Vision 357.

A marca alemã conquistou um lugar na História do automóvel por direito próprio, numa viagem cujo início remonta a 1948, quando a 8 de junho o 356 No. 1 Roadster envergou o nome Porsche para utilização em estradas públicas pela primeira vez. Cumpria-se assim o sonho de Ferry Porsche de construir um automóvel desportivo, o qual encontra agora um paralelo com o Visio 357, um protótipo de inspiração ‘retro’ que presta homenagem ao 356.

Prestes a ser revelado publicamente na exposição especial ’Driven By Dreams. 75 anos de desportivos Porsche’, que abre ao público no dia 27 de janeiro no ‘DRIVE. Volkswagen Group Forum’, em Berlim, este veículo foi concebido pela equipa de design da Porsche com um design monolítico reinterpretado e possíveis indícios de desenho para a filosofia de design do futuro: um exemplo marcante é a melhoria consistente da assinatura de luz, que é simultaneamente progressiva e visionária na forma como remete para o futuro.

O conceito fundamental reflete a interação entre a tradição e a inovação: como seria o automóvel desportivo de sonho de Ferry Porsche na atualidade?

“Com o Porsche Vision 357, criámos um presente de aniversário muito especial. Este sublinha a importância do nosso ADN de design baseado no 356”, diz Michael Mauer, Vice-Presidente de Estilo da Porsche, para quem o “estudo é uma tentativa combinar, de forma coerente, o passado e o futuro. As proporções fazem lembrar o modelo histórico, enquanto os detalhes dão uma visão do futuro”.

Construído com base na plataforma do 718 Cayman GT4 RS com 500 CV, o Porsche Vision 357 oferece assim o carácter dinâmico que é associado à marca germânica e, ao mesmo tempo, uma presença única e moderna.

“Os estudos conceptuais são o conjunto de ideias que alimentam o design de amanhã. Estamos perpetuamente numa viagem conceptual para o futuro da mobilidade. Novamente, a história da marca serve como fonte de inspiração. Olhar para a nossa tradição com um concept car do futuro não é tão paradoxal como possa parecer. A liberdade criativa também é importante: é aqui que podem surgir ideias valiosas, aquelas que nos ajudam a imaginar a nossa filosofia de design consistente rumo a novas direções inovadoras”, complementa Mauer.

Celebração com diversas ações

As celebrações dos 75 anos da Porsche começam com a exposição especial ’Driven By Dreams. 75 anos de desportivos Porsche’, em Berlim, que irá estar disponível ao público de 27 de janeiro até ao dia 10 de setembro de 2023 e na qual os visitantes vão conhecer detalhes da história de sucesso da Porsche, bem como fazer um registo dos seus próprios sonhos e valores através de um módulo digital.

“Os 75 anos de Porsche são sinónimo de espírito pioneiro, paixão e sonhos. Estamos a celebrar com pessoas inspiradas pelos sonhos”, diz Oliver Blume, CEO da Porsche AG. “Estamos orgulhosos da nossa herança. É a base para um futuro de sucesso. Associamos a nossa herança à inovação e ao progresso – e acrescentamos continuamente novos momentos extraordinários à história única da Porsche”, explica Blume.

A Porsche vai continuar a celebrar o aniversário nos arredores de Estugarda, na Retro Classics. O principal salão da cultura automóvel clássica decorre entre os dias 23 e 26 de fevereiro. No dia 9 de junho, o Porsche Museum em Estugarda-Zuffenhausen vai inaugurar uma extensa exposição especial. Nos dias 10 e 11 de junho, a Porsche Germany vai celebrar o aniversário no ‘Festival of Dreams’ em Hockenheimring, com múltiplas atividades previstas para todos os entusiastas da marca ou do universo automóvel.

A história de sucesso dos ’75 anos de desportivos Porsche’ será também celebrada no Petersen Automotive Museum em Los Angeles, na exposição a maior altitude do mundo no Grossglockner, e no Swiss Museum of Transport em Lucerna. Para além disso, os materiais da exibição ‘Driven by Dreams’ vão passar por mais de 60 destinos na Europa e nos Estados Unidos da América numa ‘Heritage Truck’ com um design específico de celebração do aniversário. As atividades vão ser concluídas no festival automóvel ‘Rennsport Reunion’ na Califórnia, entre os dias 28 de setembro e 1 de outubro.

60 anos do 911 e os 100 anos de Le Mans

Em 2023 existem ainda duas grandes celebrações: 60 anos do 911 e os 100 anos das 24 Horas de Le Mans. Desde a apresentação no Salão de Frankfurt em setembro de 1963 que o 911 deslumbrou o público e, com o seu design icónico, tendo-se enraizado na memória dos fãs de automóveis desportivos de todo o mundo.

Neste mesmo ano, assistir-se-á ao regresso oficial da Porsche à mítica corrida das 24 Horas de Le Mans, a clássica de resistência que este ano também celebra o seu centenário. A Porsche tem uma relação próxima com esta prova clássica, sendo a marca de maior sucesso em Le Mans, com 19 vitórias à geral.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.