Volkswagen T-Roc R: Lusitano de emoções fortes com 300 CV de potência

01/03/2019

O T-Roc vai mesmo ter uma variante desportiva: agraciada com a letra R, este Volkswagen contará com o já conhecido motor 2.0 TSI de 300 CV e sistema de tração integral 4Motion que lhe permitirá acelerar dos zero aos 100 km/h em menos de cinco segundos. Tal como a restante gama, também será produzido na Autoeuropa, em Palmela.

O novo SUV desportivo será apresentado ao público no Salão de Genebra, oferecendo uma potência de 300 CV e um binário máximo de 400 Nm, que servirá para prestações de grande competência para ombrear com os desportivos mais elaborados do segmento compacto. Equipado de série com a caixa automática DSG de sete velocidades e tirando partido da tração integral, o T-Roc R consegue acelerar dos zero aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos e seguir até aos 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).

Para lidar com o aumento da potência, o T-Roc R beneficia ainda de suspensão desportiva e carroçaria rebaixada, enquanto o sistema de travões com pinças de 17 polegadas (até agora reservado ao Volkswagen Golf R Performance) garante travagem eficaz. Os perfis de condução também são oferecidos de série, contando com o modo especial ‘Race’ para desempenho mais extremo.

Estas funções são complementadas com o “Launch Control”, que garante aceleração otimizada. O sistema eletrónico de estabilidade ESC pode ser desativado manualmente, dando ao condutor maior responsabilidade na condução.

Visual R

As características desportivas do T-Roc R são destacadas por um design específico, quer no interior, quer no exterior. Por fora, a zona inferior da grelha do radiador foi redesenhada especificamente para esta versão, com uma faixa prateada brilhante em alumínio anodizado estendendo-se a toda a largura do veículo. Os para-choques de desenho desportivo são específicos desta versão e são pintados da mesma cor da carroçaria. A parte dianteira inclui a iluminação diurna e maiores entradas de ar, enquanto na secção traseira destacam-se as duas saídas de escape e o difusor. O T-Roc R acolhe ainda um novo spoiler no prolongamento do tejadilho.

No interior, os destaques principais são o volante multifunções, com patilhas no volante, e também os pedais desportivos. Por sua vez, a iluminação ambiente é em cor branca e os ecrãs apresentam um grafismo de boas-vindas diferente. Existe ainda um pack “Leather”, que oferece ao Volkswagen T-Roc R acabamentos em pele Nappa, outros revestimentos em fibra de carbono e ainda costuras em cinzento.

A marca confia que este SUV desportivo será capaz de oferecer adrenalina avançada, tendo sido desenvolvido e testado pela Volkswagen R no lendário circuito de Nürburgring Nordschleife. Além disso, o desenvolvimento do veículo também contou com a experiência do piloto e campeão mundial de WRX, Petter Solberg, assim como do piloto de ensaios da Volkswagen, Benjamin Leuchter.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.