Considerado um dos modelos mais relevantes da história recente da Volvo, o XC90 comemora em 2022 o seu 20º aniversário, afigurando-se como um dos SUV mais polivalentes em termos de habitabilidade e dinamismo.

O XC90 foi o primeiro SUV da Volvo a surgir no mercado, em 2002, com o seu trajeto a pautar-se pelo sucesso, com mais de 1.3 milhões de unidades vendidas na soma das duas gerações.

A primeira geração fez a sua estreia mundial no Salão de Detroit, em janeiro de 2002, chamando desde logo as atenções e afirmando-se como um sucesso. Com lotação até sete passageiros, o XC90 suscitou grande interesse por parte dos clientes mesmo antes de ser lançado na rede, com 15.000 encomendas ainda antes do início da comercialização.

Face aos modelos concorrentes da época, o XC90 destacava-se nalguns pontos, como o piso de carga plano atrás do bancos dianteiros, a condução semelhante à de um turismo mais convencional ou a economia de combustível a que se juntava ainda um leque de novas soluções tecnológicas em termos de segurança, com relevância para o sistema ‘Roll Stability Control’ (RSC), que utilizava um sensor giroscópio para detetar e evitar o risco de capotamento.

Com mais de 100 distinções internacionais, incluindo “SUV do Ano” logo em 2003, este automóvel foi considerado o produto de exportação mais valioso da Suécia, com um valor anual de mais de 40 mil milhões de coroas suecas nos anos de maior pico.

Nesta primeira geração foram produzidas 636.143 unidades, a última das quais a 11 de julho de 2014, em Torslanda. Esta unidade saiu diretamente da fábrica para o Museu da Volvo, também localizado em Gotemburgo.

A nova vida sob alçada da Geely

O novo XC90 foi apresentado na Suécia em 2015, num evento de grande escala, assinalando-se assim a estreia da plataforma modular Scalable Product Architecture (SPA) e também o primeiro modelo da marca sueca sob alçada da Geely, grande grupo chinês que adquirira a Volvo em 2012.

Este modelo apresentava um design único com forte herança dos princípios de imagem escandinava, um nível de conforto e performance de excelência e um nível de segurança em conformidade com a herança da marca onde se destacavam mais algumas estreias tecnológicas como o ‘Run-off Road Protection’, que num cenário de saída de estrada permite ao automóvel detetar o que está a acontecer e otimizar a atuação dos cintos de segurança dianteiros e dos bancos para ajudar a evitar lesões na coluna, sobretudo quando o automóvel encontra uma aterragem dura no terreno.

Foi também com o XC90 que a Volvo estabeleceu o seu caminho como marca orientada para a eletrificação, proporcionando com a plataforma SPA um primeiro ‘palco’ para as versões híbridas como a T8 que surgiu no mercado pouco tempo depois do lançamento das restantes versões. Atualmente, já se contam mais de 600.000 unidades vendidas mundialmente.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.