Novo Volvo EX30 faz ‘escala’ na Gare do Oriente

22/09/2023

Pequeno SUV fecha a gama 100% elétrica composta pelos XC40, C40 e EX90. Foco na sustentabilidade e segurança. Preços começam nos 37.900 euros.

 

A Volvo tem sabido alimentar as expectativas em torno do EX30 com várias aparições estáticas do modelo – apenas para observação dos jornalistas. Desta feita, o mais pequeno SUV (100% elétrico) da marca sueca chegou mesmo à Gare do Oriente, em Lisboa – e à Casa da Música, no Porto. Mas ainda sem hipóteses de um primeiro contacto dinâmico com esta última proposta da Volvo.

Foquemo-nos, por isso, nos dados já conhecidos e dados pela marca. Desde logo, a sua “ficha ecológica”: o novo EX30 é o Volvo com a menor pegada de CO2 de sempre e “pretende tornar a vida das pessoas mais segura, mais cómoda e mais agradável através de tecnologia de ponta e de design escandinavo pensado ao mais ínfimo pormenor”, adianta a marca em comunicado.

Este pequeno SUV completa uma gama 100% elétricos da Volvo Cars, que agora conta com quatro modelos (XC40, C40, EX90 e EX30). “Com o mercado a evoluir rapidamente para a eletrificação total, o EX30 apresenta-se como mais uma opção da Volvo num segmento em rápido crescimento onde a marca não estava ainda representada”.

Três opões de bateria

Com apenas 4233 mm de comprimento, o EX30 é a porta de entrada na marca, ou seja, pretende conquistar uma clientela que ainda anda longe de pode poder chegar aos “preços mínimos” das outras propostas elétricas da Volvo.

A Volvo pretende dar aos clientes a liberdade para escolherem qual a bateria elétrica que melhor se adequa às suas necessidades, bem como o nível de potência que desejam. São três opções de grupos propulsores e dois tipos de bateria diferentes, o que lhe permite apresentar também um preço de entrada mais “sedutor”.

Para os clientes mais citadinos e habituados a distâncias mais curtas entre carregamentos, a marca propõe a opção ‘Single Motor’ com bateria LFP de 51 kWh. Esta utiliza a química do fosfato de ferro-lítio, sendo mais económica e com uma produção que consome menos recursos, constituindo a melhor opção para os clientes que não necessitem de uma grande autonomia (344 quilómetros no ciclo combinado WLTP). A aceleração 0-100 km/h cumpre-se em 5,7 segundos. O máximo de potência de carregamento é 134 kW, demorando 48 minutos a carregar de 10 a 80% do estado de carga.

Para quem necessita de uma maior autonomia, existe a versão ‘Single Motor Extended Range’, com uma bateria NMC. Com 69 kWh de capacidade, inclui lítio, níquel, manganésio e cobalto e produz a sua energia de forma mais eficiente do que a variante LFP. A opção ‘Single Motor Extended Range’ proporciona uma autonomia até 480 quilómetros entre carregamentos. Tanto esta como a versão com bateria LFP dispõem de dispondo de um único motor elétrico de 200 kW/272 CV de potência e 343 Nm de binário. Em virtude destes números, cumpre os 0-100 km/h em 5,3 segundos.

A Volvo criou a opção ‘Twin Motor Performance’, que, tal como sugere o nome se destina a quem procura um pouco mais de dinamismo. Esta versão associa a bateria NMC de 69 kWh a um segundo motor elétrico, havendo um por eixo, o que permite dispor de tração integral (AWD). No total, é capaz de fornecer 315 kW/428 CV de potência e 543 Nm de binário, acelerando dos 0-100 km/h em 3,6 segundos – a versão mais rápida de sempre da Volvo.

Carregamentos rápidos

A Volvo EX30 permite também carregamentos rápidos a uma potência de até 153 kW no caso da variante ‘Twin Motor’, sendo possível carregar a bateria de 10 a 80% em pouco mais de 25 minutos. Através do ecrã central e da app do automóvel, o sistema permite definir a amperagem, o nível máximo de carga e agendar o carregamento.

Segundo a Volvo, o chassis do EX30 foi afinado para tirar o máximo partido das suas dimensões compactas. O seu baixo centro de gravidade, bem como o seu peso relativamente reduzido e distribuído de forma uniforme “resulta numa condução fácil e ainda mais ágil dentro e fora da cidade” – argumento que ainda não comprovámos.

A tecnologia a bordo é outro dos trunfos: conta com um grande ecrã central tátil de 12.3″, que congrega todas as informações de condução e do sistema de infoentretenimento, não faltando também uma inovadora barra de som (‘soundbar’, em inglês) a toda a largura do tablier, pouco abaixo da junção com o para-brisas).

Apesar da apresentação ma Gare do Oriente, em Lisboa, a chegada aos concessionários acontecerá apenas no arranque de 2024 – embora já seja possível encomendar.

O preço da versão base (‘Single Motor Core’) a começar nos 37.900 euros (ou 30.800 euros sem IVA). A versão de equipamento Plus tem um custo de 40.910 euros.

Nas versões com a bateria maior, a ‘Single Motor Extended Range 272 cv’, tem um preço de entrada de 43.246 euros, passando pelos 46.874 euros da variante Plus e terminando nos 50.073 euros da variante Ultra.

Já as versões ‘Twin Motor Performance 428 cv’, as mais elitistas, têm um custo base de 49.580 euros no nível de equipamento Plus e de 52.779 euros do nível Plus.