Novo Volvo S60: Americano de nascença; global por direito

Pedro Junceiro
Pedro Junceiro
Editor Conteúdos

O novíssimo Volvo S60 foi hoje revelado ao mundo, naquela que foi uma estreia dupla. Isto porque, além da nova berlina Premium sueca, foi ainda inaugurada a nova fábrica da marca escandinava nos Estados Unidos da América (EUA).

Com grande pompa e circunstância, a primeira fábrica da Volvo foi inaugurada em Charleston na Carolina do Sul, sendo anunciada pela marca como um sinal de “compromisso da marca sueca para com o mercado norte-americano”. Aliás, a própria Volvo assume que este novo modelo, produzido localmente para todo o mundo, terá um papel fundamental para a sua presença no mercado local. Note-se que esta nova infraestrutura terá uma capacidade de produção anual de 150 mil carros – na sua capacidade máxima -, um valor para o qual também irá contar o volume de produção proporcionado pela nova geração do XC90 em 2021.

Tendo por base a nova plataforma SPA (Scalable Product Architecture), que já tinha sido utilizada nos modelos da Série 90 e nos novos XC60 e V60, o novo S60 partilha também a tecnologia de segurança e infoentretenimento da nova carrinha V60, uma vez mais fazendo da segurança um atributo fundamental.

Seguindo bem de perto a gama de credenciais técnicas que já tinha sido vista na V60, a gama de motores deste novo modelo dispensa a tecnologia Diesel. A confirmação de um ‘adeus’ já previamente anunciado por parte da Volvo. Assim, esta nova berlina estará disponível nas motorizações T5 e T6 gasolina e nas motorizações Plug-in T6 e T8. A versão eletrificada T8 terá também disponível uma otimização Polestar Engineered.

O otimismo quanto a este novo modelo é evidente nas declarações dos seus responsáveis máximos, como aquelas proferidas pelo presidente e CEO da Volvo Cars, Hakan Samuelsson: “O novo S60 é um dos Volvo mais excitantes de sempre. É sem dúvida um modelo para quem gosta de conduzir e que vem reforçar a nossa posição nos USA e na China, mercados com muita tradição em sedans criando assim novas oportunidades de crescimento para a Volvo Cars”.

Em matéria de segurança, a competência deste modelo está a cargo do sistema City Safety, tecnologia de travagem automática que auxilia o condutor a evitar potenciais acidentes. Este é o único sistema do mercado capaz de reconhecer obstáculos, peões, ciclistas e animais de largo porte, de dia e de noite e travar automaticamente, se não houver intervenção do condutor, até 50 km/h. O City Safety é agora capaz de detetar veículos que se dirigem contra o S60, em contramão, travando em conformidade. Uma tecnologia a que a Volvo deu o nome de Oncoming Mitigation.

a carregar vídeo

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.