A Hyundai revelou o seu primeiro robô feito em parceria com a Boston Dynamics, companhia especializada em robótica para vários âmbitos, inclusivamente para utilização militar. Neste caso, o ‘Factory Safety Service Robot’ tem uma missão mais corporativa, sendo criado para segurança industrial.

O robô é baseado no robô quadrúpede da Boston Dynamics, o Spot, com Inteligência Artificial (AI) aplicada, navegação autónoma, tecnologias de operação remota e payload (AI Processing Service Unit), desenvolvido pelo Robotics Lab do Grupo para uma utilização em várias tarefas industriais.

“O ‘The Factory Safety Service Robot’ é o primeiro projeto de colaboração com a Boston Dynamics. O robô irá ajudar a detetar riscos e a garantir a segurança das pessoas em locais industriais”, afirmou Dong Jin Hyun, diretor do Hyundai Motor Group Robotics Lab. “Vamos continuar a criar serviços inteligentes que detetam perigos em locais industriais e ajudam a garantir um ambiente de trabalho seguro, através de contínuas colaborações com a Boston Dynamics”.

Com uma câmara térmica integrada e LiDAR 3D, o robô é capaz de detetar pessoas à sua volta, monitorizar situações de temperatura elevada, potenciais incêndios e perceber se uma porta está fechada ou aberta. O robô pode ser controlado remotamente através de uma página web segura que proporciona um ‘livestream’ do seu trajeto na fábrica, permitindo uma observação remota do espaço.

A tecnologia de Inteligência Artificial do robô permite detetar perigos e enviar alertas através da página web segura. Com base nestas funções, o robô fornece imagens do local e um registo de atividade com o centro de controlo, em tempo real, assim como uma resposta rápida na eventualidade de uma emergência, ao enviar um alerta para a página de controlo. É possível alterar para uma operação remota manual, sempre que necessário, para obter um olhar mais minucioso em locais importantes. É possível, também, conectar vários ‘Factory Service Safety Robots’ para verificar várias zonas simultaneamente.

O robô está equipado com diferentes tecnologias, adequadas para serviços de patrulha autónomos em locais industriais, incluído a gestão de tarefas e tecnologia de visão com base na aprendizagem. A experiência do grupo Hyundai revela-se ainda nas tecnologias de Inteligência Artificial para a deteção de pessoas, uma câmara térmica para a deteção de riscos de temperatura elevada, LiDAR para o reconhecimento de abertura de portas e tecnologia de navegação que permite mover-se autonomamente em áreas industriais designadas – tecnologias que podem ser aplicadas a outros tipos de plataformas de robôs.

No início deste ano, o Hyundai Motor Group adquiriu controlo de interesse na Boston Dynamics para o desenvolvimento de tecnologias de robótica que melhora as vidas das pessoas e promove segurança. Os avanços das tecnologias de robótica irão ser utilizadas nos locais industriais, veículos autónomos e soluções de Mobilidade Aérea Urbana (UAM) do grupo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.