Publicidade Continue a leitura a seguir

8 carros de competição clássicos com versão moderna radical

Porsche 917 Um dos mais importantes modelos de competição alguma vez criado, o Porsche 917 teria numa versão moderna a inspiração estética dos mais recentes 918 Spyder e do Mission E, com uma decoração tradicional e lendária que fez história em Le Mans.
BMW M1 Procar O campeonato Procar com os BMW M1 conheceu o auge do sucesso entre das décadas de 1970 e 1980, tendo por ideia colocar pilotos de Fórmula 1, Mundial de Sportscar e de carros de Turismo em competição direta num troféu monomarca. Este carro teria inspiração no mais moderno i8 com as cores sempre emblemáticas da divisão M.
Lancia Stratos Entremos no mundo dos ralis. O Lancia Stratos foi um dos modelos mais carismáticos do Mundial de Ralis, tendo no seu currículo diversos triunfos em provas tão importantes como o Rali de Monte Carlo, Sanremo ou da Córsega. Coroa maior? Os três títulos em 1974, 1975 e 1976. Aos seus comandos estavam pilotos de renome como Sandro Munari, Björn Waldegård e Markku Alen.
Aston Martin DBR1 Outro modelo que tem um legado de competição impressionante. No ano passado, o Aston Martin DBR1 foi leiloado no ano passado por 17.7 milhões de libras, traduzindo-se aqui a sua importância. Nesta interpretação moderna, as mesmas cores tradicionais – o British Green – com uns retoques do passo em conjunção com o vanguardismo do futuro Valkyrie.
Audi 90 Quattro IMSA GTO A Audi deixou de competir nos ralis em 1986, direcionando as suas atenções para o campeonato americano IMSA como forma também de aumentar a sua notoriedade naquele continente. O IMSA Audi 90 quattro GTO foi o modelo escolhido e também um compêndio de tecnologias de ponta que depois foram também levadas para a estrada. A inspiração no R8 é evidente, mantendo a mesma forma quadrangular e a filosofia quattro.
Ferrari 330 P4 O Ferrari 330 P4 tinha no seu motor V12 um ponto de destaque, sendo a arma da marca italiana para defrontar os competitivos Ford GT em Le mans. Apenas três unidades foram produzidas deste modelo, com esta versão moderna a incluir na sua genética traços inspirados no LaFerrari FXX K e também no carro de competição da década de 1960.
Jaguar D-Type Outro carro da Jaguar para uma interpretação moderna. O D-Type foi amplamente inspirado pela indústria da aviação no pós-Segunda Guerra Mundial. Produzido entre 1954 e 1957, este modelo da marca britânica venceu as 24 Horas de Le Mans por três vezes consecutivas, com os cinco primeiros lugares da tabela na edição de 1957. O D-Type da imagem seria inspirado pelo C-X75 com alguns toques do moderno XJR-12.
McLaren MP4/4 Um dos carros mais dominadores de sempre da Fórmula 1, se não o mais dominador: o McLaren MP4/4. Fruto da cooperação entre a marca de Woking e a Honda, o McLaren foi entregue a Ayrton Senna e a Alain Prost com o objetivo de lutar pelos títulos e os dois pilotos não se fizeram rogados, lutando entre si até final em 1988. No total, venceram 15 dos 16 grandes prémios da época. A decoração dispensa apresentações.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Muitas das máquinas desportivas deixaram a sua marca em diferentes eras de competição, tornando-se lendas por direito próprio. Seja no asfalto de alguns dos mais carismáticos circuitos mundiais, seja na terra e lama de muitos troços de ralis, são muitos os exemplos de máquinas de competição que pertencem hoje ao imaginário de entusiastas e adeptos, muitos deles saudosos dos velhos tempos.

Mas, como seria se essas máquinas regressassem hoje ao ativo? O site Budget Direct pensou nesta questão e recriou algumas dos carros mais emblemáticos com uma roupagem moderna. Ou uma forma bastante criativa de trazer para a atualidade os ‘monstros’ sagrados de outras eras, como o Porsche 917 ou o Lancia Stratos