A McLaren tem um novo desportivo especial, o ‘Albert’ Speedtail, que irá diretamente para os Estados Unidos da América, onde foi encomendado no concessionário de Beverly Hills.

Apelidado de ‘Albert’ em homenagem à rua Albert Drive, situada em Woking, no Reino Unido, onde o protótipo do McLaren F1 original foi desenvolvido e testado exaustivamente, este modelo único é uma das últimas unidades das 106 previstas do Speedtail, prestando igualmente homenagem ao primeiro protótipo de testes do Speedtail, datado de 2018. Aliás, pelo mesmo motivo, os protótipos do F1 original receberam exatamente a mesma alcunha.

O protótipo ‘Albert’ foi concebido para validar o conceito de posição central de condução do Speedtail, bem como as questões ergonómicas inerentes. Originalmente, construído com recurso aos painéis dianteiros de um 720S, o protótipo ‘Albert’ foi o primeiro Speedtail a ser conduzido em estradas públicas.

No protótipo, a camuflagem do desenho exterior foi conseguida com uma simples superfície de vinil a envolver a carroçaria, com linhas impressas para representar o fluxo aerodinâmico melhorado deste carro. Inspirada nesse conceito, a versão que irá para Beverly Hills recorre a uma combinação de outras duas cores com profundo significado na história da McLaren: a cor prateada ‘Magnesium Silver’ (a original do McLaren F1 apresentado no GP do Mónaco de 1992) e a cinzenta Ueno Grey, a mesma do GTR que venceu as 24 Horas de Le Mans de 1195.

A produção deste modelo especial ‘Albert’ ficou a cargo da McLaren Special Operations (MSO), em Woking, com recurso a uma carroçaria em fibra de carbono e um trabalho de pintura exaustivo que levou 12 semanas até atingir a perfeição desejada. Parris Mullins, da McLaren Beverly Hills, explicou que, “como um dos últimos Speedtails a serem produzidos no Centro de Produção da McLaren, era muito importante para nós, na McLaren Beverly Hills, que o ‘Albert’ honrasse a rica herança da marca, em particular prestando tributo ao ícone que é o McLaren F1”.

O processo que mais tempo consumiu foi o da pintura, que levou seis semanas, uma vez que foi necessário desmontar toda a carroçaria para que a precisão e os acabamentos ficassem perfeitos.

De resto, além do seu visual espetacular, o Speedtail agora revelado, mantém o formato aerodinâmico já visto, com três lugares, pertencendo à gama ‘Ultimate Series’ da McLaren, ou seja, a mais extrema. Conta com um motor de 1070 CV de potência, atingindo uma velocidade máxima de 402 km/h.

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