A indústria automóvel dá sinais cada vez mais fortes de uma viragem irreversível para a eletrificação, acompanhando os regulamentos europeus (e não só) que apontam para o caminho das emissões zero. Ultrapassados os constrangimentos principais da pandemia de Covid-19 e da perturbação na obtenção de componentes, o ano de 2024 promete ser pródigo em novidades de todos os estilos.

Após um ano de recuperação em pleno em que, pela primeira vez desde 2019, não existiram entraves causados pela pandemia a nível global, o mercado automóvel foi ‘inundado’ de propostas maioritariamente elétricas, numa tendência que promete continuar em 2024. Porém, alguns desafios permanecem, sobretudo, nas áreas da produção e da procura, já que alguns mercados ainda não demonstram o ‘apetite’ total para os automóveis 100% elétricos.

Certo é que o formato dos SUV vai manter-se como o favorito dos construtores no que diz respeito a novos lançamentos em 2024, havendo ainda que notar um regresso de formatos emblemáticos, como o do Renault 5 E-Tech.

Aqui mencionamos os principais lançamentos esperados para 2024.

Alfa Romeo Milano

Muito se falou do nome deste SUV compacto da marca italiana, mas a denominação Milano vem honrar a história da Alfa Romeo. Posicionado como novo modelo de entrada da marca, abaixo do Tonale, o novo Milano terá versões de combustão e também com motor elétrico. Será desvendado em abril e lançado na segunda metade do ano.

Audi Q6 e-tron

O mais recente membro da família SUV da Audi será o Q6 e-tron, que será o primeiro da companhia alemã a utilizar a plataforma PPE (Premium Platform Electric), com novas qualidades na compactação e na arquitetura de carregamento (800 V). Com recurso a bateria de 100 kWh, o modelo da Audi terá diferentes versões de potência. Deverá chegar em meados de 2024.

Audi A6

O Audi A6 é um dos modelos mais relevantes da marca dos quatro anéis, esperando-se a chegada ao mercado na segunda metade do ano com versões a combustão e elétrica (e-tron), tanto em carroçaria berlina, como carrinha, com um desenho de nova geração que se aproxima significativamente do protótipo já revelado.

BMW M5 Touring

Com a nova geração do BMW M5, haverá uma variante Touring do bem-sucedido modelo M pela primeira vez desde 2007. Esta carrinha irá propor uma combinação entre o desempenho típico da gama M com conforto e espaço para a família e bagagens. Será revelado no início de 2024 e chegará ao mercado na segunda metade do ano.

BMW X2

A nova geração do X2 revela aspeto mais musculado e dimensões acrescidas, procurando dessa forma oferecer mais espaço a bordo e para as bagagens, bem como maior foco na tecnologia. Terá versões ‘mild-hybrid’, mas também de alto desempenho com o cunho da divisão M (M35i xDrive) e 100% elétricas (iX2). Esta última, a iX2 xDrive30 terá dois motores elétricos (um por eixo) para uma potência combinada de 313 CV e binário total de 494 Nm.

BMW Série 1 (facelift)

Na mesma senda de novidades, o BMW mais compacto, o Série 1, também deverá receber uma atualização profunda em 2024, alinhando-se mais com a filosofia estética e tecnológica da marca bávara. Este novo compacto deverá ser lançado em meados de 2024.

BYD Seal

Berlina elétrica de ponta, o Seal recorre ao tema marinho não só no nome, mas também na decoração, por exemplo nos acabamentos e revestimentos dos bancos. Os preços arrancam nos 46.990€ da versão Design, com motor de 313 CV, tração traseira e bateria de 82.5 kWh, para uma autonomia de até 570 quilómetros, ao passo que a versão de ponta, a Excellence (preços a partir de 48.990€) dispõe de dois motores elétricos, um por cada eixo, para um rendimento total de 530 CV.

Citroën ë-C3

A marca francesa aponta a um segmento em voga, o dos B-SUV com um modelo elétrico de custo acessível. Utiliza pela primeira vez a plataforma global “Smart Car” da Stellantis, concebida de raiz para veículos totalmente elétricos, mas ainda pode acolher motores a combustão. No modelo 100% elétrico e versão Max encontramos um motor com 83 kW (113 CV), uma bateria LFP (Fosfato de Ferro-Lítio) de 44 kWh com uma autonomia que pode ir até 320 quilómetros (WLTP). Os preços arrancam nos 23.300€ para a versão You e nos 27.800€ para a Max.

CUPRA Tavascan

Dono de uma imagem muito poderosa, este SUV Coupé será lançado com duas versões de potência, mas em ambos os casos, 100% elétricas. O interior é descrito pela CUPRA como “revolucionário”, com visual desportivo e funcional, assentando ainda na tecnologia, com ecrã central de 15”, o maior de sempre na marca. O novo Tavascan será proposto em duas variantes, sendo a mais potente, a VZ, dotada de configuração Dual Motor para tração integral, com potência total de 250 kW/340 CV e 679 Nm de binário.

Dacia Duster

O novo Dacia Duster vem confirmar o bom momento da marca romena, que aposta cada vez mais na oferta do essencial e… até, de um pouco mais. O novo SUV mantém as capacidades off-road, com versões de tração integral, mas capricha no desenho exterior e interior, incrementando o espaço a bordo e a vertente tecnológica. Será lançado no primeiro trimestre de 2024.

Dacia Spring

O automóvel elétrico mais acessível do mercado será renovado em 2024, propondo imagem atualizada de acordo com os novos códigos estilísticos da Dacia, mas também mais tecnologias e vertente técnica melhorada. Será revelado no primeiro trimestre e deverá chegar ao mercado na segunda metade do ano.

Dacia Sandero e Jogger (facelift)

Atualiações de meio de ciclo dos bem-sucedidos Sandero e Jogger, que irão merecer mais tecnologias, sobretudo no capítulo dos assistentes de segurança, que será reforçado.

Ford Explorer

O Ford Explorer totalmente elétrico tem por base a plataforma MEB ao abrigo de um acordo efetuado com o Grupo Volkswagen, mas com um estilo completamente diferenciado, tanto por fora, como por dentro. No interior, destaque para o grande ecrã de 15” ao centro e desenho do habitáculo para a marca americana. Disponível em versões de tração traseira e integral e em níveis de equipamento Explorer e Explorer Premium, este modelo 100% elétrico tem um preço previsto inferior aos 45.000€.

Ford Mustang

Aquele que é um dos automóveis desportivos mais conceituados do mundo, o Mustang, conhece uma nova geração em 2024, mantendo o motor V8 de 5.0 litros com mais de 450 CV de potência e afinação específica em termos de sonoridade e chassis, aqui valendo-se de suspensão adaptativa para lidar melhor com as exigências do dia-a-dia. No interior, há mais tecnologia, incluindo um ecrã central de 13.2”.

Hyundai IONIQ 5 N

O novo Hyundai IONIQ 5 é o primeiro desportivo de gama N totalmente elétrico, podendo chegar aos 650 CV de potência quando em ‘boost’ durante alguns segundos. A bateria tem uma capacidade de 84 kWh. O novo IONIQ 5 N foi desenvolvido com o prazer de condução em mente, não faltando alguns sistemas como o de simulação de troca de mudanças ou a sonoridade replicada dos escapes de um ‘velho’ motor de combustão.

Kia EV3

Apresentado em formato concept, o EV3 representa a visão da marca para um Compact Utility Vehicle (CUV) elétrico que combina sentido prático com prazer de condução, posicionando-se num patamar inferior ao do EV6. Fará parte de uma gama de elétricos para todos os segmentos, assentando, uma vez mais na plataforma E-GMP, o que promete assim muito espaço a bordo.

Lancia Ypsilon

Será o regresso da marca italiana aos grandes mercados europeus. A Lancia será relançada com o novo Ypsilon, que será disponibilizado em versões de combustão e elétrica, focando-se no requinte e no design prático italiano. A revelação do modelo está agendada para fevereiro de 2024, esperando-se a sua chegada no primeiro semestre do ano.

Lexus LBX

O LBX assume-se como a proposta mais recente da Lexus apontada aos europeus, para os quais o programa de desenvolvimento foi muito direcionado. Refinado e repleto de tecnologia a bordo, com destaque para o ecrã central de 9.8″, o LBX terá apenas uma versão híbrida de 136 CV de potência com consumos homologados bastante baixos, na ordem dos 4,4 l/100 km. Chega a Portugal em março com preços desde 38.500€ (mais tarde chegará versão mais acessível, desde 34.950€).

Mercedes-AMG GT Coupé

O AMG GT Coupé de segunda geração, agora com filosofia 2+2 a bordo, afigura-se como o desportivo de topo a combustão da marca alemã, tirando partido de motor V8 biturbo de 4.0 litros com 585 CV na versão mais potente (63 4MATIC+ Coupé). Além disso, recorre a chassis aprimorado com os mais recentes avanços tecnológicos, como o sistema de tração variável AMG 4Matic+, suspensão AMG Active Ride Control, eixo traseiro direcional e soluções de aerodinâmica ativa. O único preço revelado até agora é o da versão mais potente – 245.350€.

Mercedes-Benz CLE Coupé

A Mercedes-Benz junta num só modelo as filosofias do Classe E e Classe C. Assumindo-se como uma versão de aspeto mais desportivo, apresenta dimensões aproximadas às do novo Classe E, com distância entre eixos de 2865 mm a antever boas cotas de habitabilidade. No interior, a combinação tecnológica de painel de instrumentos digital de 12,3” e o ecrã central de 11,9” permitem elevar a fasquia na conectividade, com os mesmos atributos do Classe E, como as aplicações Zoom e Webex, Tik tok e permite jogar Angry Birds. A gama de motores também transita desse modelo.

Mercedes-Benz EQG

Nome icónico do TT de luxo, o Classe G converte-se em proposta elétrica. Entre os detalhes estéticos desta versão estão as jantes mais aerodinâmicas e a grelha frontal totalmente fechada e ainda mais quadrada, num formato que não sai descaracterizado nesta transição. Mecanicamente, o EQG irá dispor de esquema de quatro motores elétricos em associação a bateria de grande capacidade para autonomias generosas, graças à utilização de uma nova fórmula química de ânodo de silício. Lançamento na segunda metade de 2024.

MG Cyberster

Este roadster elétrico de dois lugares honra o seu legado histórico da marca, mas reveste-se da necessária componente de eletrificação. O desenho fora da caixa é o seu maior atributo, mas terá também duas versões de motorização, com a de base a oferecer 310 CV de potência e a de topo uns mais arrojados 540 CV, para aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas 3,2 segundos.

MINI Cooper

Mais elegante e totalmente elétrico, mas com a promessa inalterada de diversão ao volante, o novo MINI Cooper entra numa nova fase com um desenho que, no entanto, até tem bastantes pontos de contacto com o original, de Sir Alec Issigonis. O interior foi melhorado e está mais tecnológico e refinado. Tecnicamente, versões Cooper E de 135 kW/184 CV, associada a bateria de 40.7 kWh de capacidade para 305 quilómetros de autonomia, e Cooper SE, de 160 kW/218 CV, neste caso em associação a bateria de 54.2 kWh para 402 quilómetros de autonomia.

Polestar 3

A marca sueca lança o seu primeiro SUV desportivo, numa plataforma específica para elétricos. O Polestar 3 aponta ao mercado premium, com grande atenção ao detalhe e ao design. Na vertente técnica, grande destaque para a bateria de 111 kWh para até 610 quilómetros de autonomia (WLTP). Disponível na motorização Dual motor de 360 kW (489 CV) tem ainda como opcional o Pack Performance para reforçar ainda mais a dinâmica de condução e incluir 380 kW (516 CV). Estará disponível a partir dos 96.200€.

Peugeot 3008 (e-3008)

O E-3008 será o primeiro automóvel lançado com a nova plataforma STLA Medium da Stellantis, beneficiando assim de novas capacidades tecnológicas, como a autonomia alongada de até 700 quilómetros na versão de maior alcance. Mas também o visual do tipo fastback é uma novidade, com a secção traseira a adotar uma linha do tipo coupé. Contará com três motorizações elétricas (210 CV, 230 CV de longa autonomia e 320 CV Dual Motor, de quatro rodas motrizes), bem como duas mecânicas híbridas, dependendo dos mercados.

Peugeot E-408

A berlina fastback da marca francesa irá contar com uma versão elétrica a juntar às atuais variantes eletrificadas já disponíveis, híbridas Plug-in. Este modelo de aspeto dinâmico deverá recorrer ao mesmo conjunto motriz do E-308 que foi apresentado recentemente, ou seja, com bateria de 54 kWh e motor elétrico de 156 CV.

Porsche Macan

Totalmente renovado, o novo Macan vai apostar unicamente nos motores elétricos, além de uma postura dinâmica em linha com a herança desportiva da Porsche. Produzido com base na plataforma PPE, terá arquitetura elétrica de 800 V para carregamentos até 270 kW, bateria de 100 kWh de capacidade e duas versões de potência, a mais avantajada com valor de 450 kW/612 CV e tração integral.

Porsche Panamera

Cada vez mais evoluída e eletrificada, a terceira geração do Porsche Panamera mantém o design desportivo já típico, mas oferecendo maiores atributos funcionais. Com detalhes inovadores como a suspensão Porsche Active Ride, o Panamera vale-se de um maior número de versões PHEV – quatro -, sendo que duas são V6 e duas V8, a mais potente das quais com 680 CV.

Range Rover Electric

O novo Range Rover 100% elétrico será produzido na fábrica de Solihull, no Reino Unido, recorrendo à plataforma MLA (Modular Longitudinal Architecture), ao lado das versões mild-hybrid e plug-in. De acordo com a marca, o Range Rover Electric terá níveis de prestações comparáveis às do modelo de ponta com o motor V8 e as mesmas capacidades todo-o-terreno que a restante gama. Terá arquitetura de 800 V e foco no refinamento.

Renault Captur (facelift)

O bem-sucedido SUV de segmento irá receber uma atualização profunda em linha com o que sucedeu com o Clio, adotando os mesmos códigos de identidade que o utilitário, nomeadamente, na dianteira. Tecnicamente, terá uma revisão dos motores e dos sistemas de tecnologia embarcados, melhorando na área da conectividade.

Renault Rafale

Homenageando o legado da Renault nos aviões, o Rafale faz também a ponte para o futuro com soluções híbridas que vão até aos 300 CV, neste caso, com uma inédita configuração de tração integral. A versão base tem 200 CV e tração dianteira. Tecnologia e estilo fazem também parte do cardápio de SUV encorpado que chegará a Portugal em maio de 2024.

Renault Scénic E-Tech

Reconfigurado para motorização exclusivamente elétrica, o Scénic apresenta estilo mais dinâmico em linha com o Megane E-Tech, surgindo com duas versões de bateria (de 60 kWh para autonomia máxima WLTP de 430 quilómetros e de 87 kWh para autonomia WLTP de até 625 quilómetros) e dois níveis de potência (170 CV e 220 CV). Os preços oscilam entre os 40.690€ do Scenic E-Tech de 170 CV com autonomia comfort e os 52.650€ do Scenic E-Tech de 220 CV com grande autonomia.

Renault Master

O Renault Master foi alvo de uma remodelação completa para substituir a geração que já estava no ativo há 13 anos. A filosofia por detrás da criação do furgão continua a mesma – um veículo de transporte de mercadorias que é também uma ferramenta de trabalho. Como é usual, contará com diferentes capacidades de carga útil até 1625 kg e até 20 configurações base de carroçaria, com volumes utilizáveis de 11 a 22 metros cúbicos. Haverá versões de motor de combustão e elétricas, adaptando-se a todos os tipos de necessidades.

Renault 5 E-Tech

Ícone de culto redesenhado para a modernidade elétrica, o Renault 5 E-Tech 100% elétrico promete aliar estilo retro à mais avançada tecnologia de conectividade, num ‘invólucro’ com preço a rondar os 25.000€. Numa primeira fase, irá contar com uma bateria de 52 kWh que lhe confere uma autonomia de até 400 quilómetros em ciclo combinado WLTP. Uma segunda bateria, de 40 kWh, vai estar disponível posteriormente.

Skoda Elroq

Com cerca de 4,50 metros de comprimento e um interior prático e espaçoso, o Elroq vai assumir o lugar do Karoq, mas com motorização 100% elétrica, reforçando a aposta da marca checa nos SUV sem emissões. Promete grande versatilidade e será produzido com base na plataforma MEB que o Grupo Volkswagen já usa noutros modelos. Até agora, só se conhece a versão ‘plastificada’ apresentada em evento especial da Skoda em abril de 2023.

Skoda Kodiaq

Visual mais evoluído, mais tecnologia e uma maior tendência de eletrificação, incluindo uma variante plug-in (PHEV) de 204 CV com 100 quilómetros de autonomia em modo elétrico: estes são os traços gerais da nova geração do Skoda Kodiaq, modelo de estilo SUV que faz ainda do espaço a bordo e a das muitas soluções de conveniência dois argumentos de peso.

Skoda Superb

Em paralelo com o Kodiaq, o novo Superb apresenta também uma evolução no desenho geral, mas sobretudo uma maior digitalização do interior, além de se manter como uma proposta de proa na oferta de espaço. As motorizações são decalcadas do Kodiaq, assim oferecendo gama com motores de combustão e híbrido plug-in (PHEV), cuja autonomia elétrica supera os 100 quilómetros.

smart #3

A ideia da smart com este seu novo SUV coupé é chegar a uma faixa de clientes mais jovem e dinâmica, tendo uma pose mais dinâmica e elevada funcionalidade a bordo, acompanhada de requinte premium. Tecnologicamente avançado, este modelo será proposto unicamente em versões elétricas, a mais potente das quais, a Brabus, com 428 CV de potência. Os preços do novo smart #3 iniciam-se nos 42.950€ da versão Pro+, mas mais tarde chegará uma versão mais acessível com bateria LFP.

Suzuki Swift

A Suzuki apresentou o Swift para os mercados europeus, que mantém o estilo compacto e acrescenta tecnologia eletrificada (‘mild-hybrid’) para maior eficiência. O utilitário da marca não muda o conceito estilístico, sendo uma evolução do modelo atual, mas com reforço da tecnologia a bordo e na segurança. O novo motor 1.2 a gasolina de três cilindros, com tecnologia mild-hybrid 12V permite baixar os consumos e melhorar as prestações levemente. Uma versão de tração integral será também lançada.

Volkswagen ID.7

O ID. 7 é o primeiro modelo elétrico da Volkswagen para o segmento médio-alto, focando-se em princípios como o cuidado aerodinâmico para oferecer até 700 quilómetros de autonomia. Dispondo de uma nova geração de motores elétricos e do seu desenho esguio, o ID.7 promete também elevado desempenho, esperando-se versão desportiva GTX e, numa estreia absoluta para a gama ID, uma carroçaria carrinha para a família.

Volkswagen Passat

A nova geração do Passat, produzida uma vez mais sobre a plataforma MQB Evo, descarta a carroçaria de estilo berlina e terá apenas formato carrinha, além de design focado na aerodinâmica e gama de motores completa composta por versões a gasolina, Diesel e híbridos plug-in (PHEV) com autonomia elétrica superior a 100 quilómetros.

Volvo EX30

Além do estilo irreverente, o novo EX30 sueca aposta forte também na componente tecnológica, com o ecrã central de 12.3″ a aliar-se à qualidade a bordo, não faltando também o reconhecimento de uma maior preocupação com o ambiente, graças à utilização de materiais sustentáveis. Quanto à gama, três opções, entre a mais acessível de motor único e bateria LFP de 51 kWh com autonomia de 344 quilómetros e a mais potente, a Twin Motor Performance com tração integral e 428 CV de potência, em associação a bateria NMC de 69 kWh. Este é o Volvo mais veloz de sempre na aceleração dos zero aos 100 km/h (3,6 segundos). Os preços arrancam nos nos 37.900€. Mais tarde chegará uma versão Cross Country de aspeto mais aventureiro.

Volvo EX90

O SUV de maiores dimensões da Volvo aposta forte na tecnologia e na segurança, estreando elemento LiDAR revolucionário. A bordo, o centro da experiência de infoentretenimento é o grande ecrã central de 14.5”, não faltando também muito espaço em configuração de cinco ou sete lugares. Para Portugal, está disponível em Single Motor (88.200€) de 279 CV, tração traseira, bateria de 104 KWh e autonomia até 580 km; Twin Motor (94.200€) de 408 CV, tração integral, bateria de 111 kWh e autonomia até 600 km; e Twin Motor Performance (99.300€) de 517 CV, tração integral, bateria de 111 kWh e autonomia até 590 km.

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