Escassas semanas após anunciar a saída de Osamu Masuko do cargo de CEO da Mitsubishi Motors Corporation (MMC) devido a problemas de saúde, a marca japonesa informou que o ex-responsável faleceu a 27 de agosto, com 71 anos de idade, devido a problemas cardíacos.

Masuko teve uma grande importância na evolução da Mitsubishi ao longo dos últimos anos, tendo assumido a presidência da MMC em janeiro de 2005, estabelecendo um plano de revitalização da Mitsubishi que orientou a marca no caminho da eletrificação com modelos como o i-MiEV ou o Outlander PHEV.

Foi durante a sua gestão, também, que a Mitsubishi incrementou a sua posição no mercado asiático, sobretudo, nos emergentes, com modelos direcionados para os mercados em questão. Mais recentemente, ajudou a Mitsubishi a estabelecer-se como elemento da Aliança com a Renault e com a Nissan.

Essa aquisição por parte da Aliança veio na sequência de um momento complicado para a Mitsubishi após uma polémica com os valores de consumos nos seus automóveis vendidos no Japão.