Uma nova norma de publicidade a automóveis em França irá obrigar, a partir de março a que todos os anúncios a novos veículos sejam acompanhados de mensagens a aconselharem a utilização de meios de deslocação sustentáveis.
Segundo o jornal Le Monde, todas as publicidades a automóveis novos – sejam online, televisivas, rádio ou físicas – terão uma mensagem de aconselhamento à utilização de meios de mobilidade mais sustentáveis, apelando à partilha de veículos e aos transportes públicos.
O decreto, alinhavado pelo ministério da Transição Ecológica entrará em vigor a partir de dia 1 de março de 2022, seguindo assim de perto a mesma ideia que já é utilizada para o setor da alimentação (desaconselhando o consumo de açúcares e gorduras) desde 2007.
Entre as mensagens a utilizar estarão “para os trajetos curtos, ande a pé ou de bicicleta”, “pense na partilha de automóveis” ou “no quotidiano, utilize os transportes públicos”. O desrespeito das normas poderá levar a uma coima de 50.000 euros por cada difusão.